Educação para a Cultura e para a Criatividade
Gonçalo

Nasceu - 10 de Março 2004 no Hospital de São João;

Vive - Praça da Galiza;

Melhor amigo - Tomé;

Comida favorita - Francesinha;

Cor favorita – Verde;

Passatempos - Jogar computador, ler, pesquisar curiosidades (especialmente relacionadas com Física) na internet, jogos de tabuleiro, legos technic, fazer experiências e tentar inventar novos objectos;

O que menos gosta de fazer - Actividades desportivas e ao ar-livre;

Sou o Gonçalo, um rapaz de 9 anos extremamente curioso e atento mas ao mesmo tempo introvertido.

Na escola as minhas disciplinas favoritas são Matemática e Estudo do Meio.

Desde muito pequeno que tenho apetência para "dissecar" objectos e descobrir como funcionam.

Trago sempre um lápis comigo (na orelha) que uso para apontar curiosidades que vejo no dia-a-dia para depois estudar sobre elas em casa com pesquisas na internet e na enciclopédia.

Tenho poucos mas bons amigos - entre os quais o Tomé - com quem jogo muitas vezes Trivial e no computador (razão pela qual uso óculos). Devem conhecer também as minhas amigas, a Joana e a Luzia.

O Tomé conheci-o na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Embora seja mais dado a viagens e actividades ao ar livre, tinha de fazer uma pesquisa para um trabalho. Estava algo desorientado mas consegui dar-lhe algumas ajudas. Desde então, como os pontos menos fortes de um são as preferências do outro, entreajudamo-nos bastante. Ele continua a tentar que eu saia mais vezes de casa e que seja mais descontraído.

O dia em que conheci a Joana foi sem dúvida marcante. Sou um pouco distraído quando ando na rua. Por vezes foco-me apenas num ponto que me chama a atenção e ignoro que, por exemplo, numa estrada passam automóveis. É um hábito bastante perigoso e que me dá muitos sustos, uma das razões porque evito sair muito à rua. A Joana felizmente estava presente numa dessas situações e conseguiu evitar que eu fosse atingido por um automóvel enquanto estava especado a observar detalhes da Fonte dos Leões. Fiquei muito agradecido e descobri que para a nossa idade é também muito culta. Além disso, estuda na mesma escola que eu e nos intervalos trocamos sempre novas descobertas de assuntos interessantes.

Mas a amiga que conheço há mais tempo é a Luzia. No dia em que a conheci, estava a construir um set de Legos quando ouvi ruído de algo a partir na varanda. Quando fui verificar a Luzia, na altura com apenas 5 semanas, não dominou muito bem a trajectória de vôo e partiu um dos vasos. Não estava ferida mas ainda assim um pouco abalada. A partir de então combinou-se que usava a minha varanda como escala de viagem nos treinos e começámo-nos a dar bem. Ao longo do tempo vim a descobrir que é também muito curiosa, com muitas histórias para contar, e que é uma excelente ajuda quando distraído perco alguma coisa.

Nascido e criado no Porto nutro por esta cidade um encanto inestimável. Há sempre coisas novas a descobrir.

Recentemente a minha escola levou-me a visitar o Museu dos Transportes e Comunicações, o Museu Nacional da Imprensa e o Museu Nacional de Soares dos Reis. Não os conhecia mas adorei a experiência e descobri que há ainda muitos museus e locais de interesse que não conheço.

Fiquei interessado em História desde então.

Não me posso esquecer que vivo numa cidade que já foi Capital Europeia da Cultura e que tem vários locais que estão classificados como Património Mundial da UNESCO.

Saio pouco, aliás, não gosto muito de sair de casa, mas os meus amigos Luzia, Tomé e Joana são tão curiosos como eu e têm-me levado nos seus passeios pela cidade.

Também já começo a desafiar os meus pais a visitar museus em família nos tempos-livres. Assim tenho companhia dos grandes!

Este ano vamos também aprender e ensinar coisas novas com alunos de algumas escolas do Porto.

Essas actividades podem ser acompanhadas neste site. Visitem sempre que possível!

Caso se esqueçam do endereço, procurem no Google com as palavras: memória, criativa e porto.