Educação para a Cultura e para a Criatividade
Joana d'Arca (d'Água)

Nasceu – 22 de Setembro de 2004

Vive – Cais de Gaia

Melhor amigo - Gonçalo

Comida favorita – Tudo o que tenha chocolate

Passatempos – Ler, escrever, fotografar e passear à beira-mar 

O que menos gosta de fazer – Tarefas domésticas, principalmente fazer a cama

Cor favorita - Laranja

As viagens de férias em família eram uma festa! Uns atarefados com as malas, outros mais preocupados com a comida, nas vésperas das viagens, todos vivíamos com entusiasmado cada momento.

Assim sucedia, ano após ano, cujo ponto alto era a viagem de avião. Curiosa e excitada com o destino perguntava, vezes sem contas, qual seria o local escolhido. De nada valia a insistência. Os pais mantinham-se firmes, dizendo que só à chegada revelariam a surpresa.

À chegada, encontrei uma cidade um tanto ou quanto confusa, onde as pessoas circulavam a correr, de um lado para o outro. Pensei para mim que deviam estar atrasadas para algum compromisso.

Entrámos no metro, um meio de transporte completamente novo para mim. Atentamente escutei cada estação. Afinal de contas, queria contar aos meus amigos todos os locais pelos quais havia passado. Eis que ouvi “Jardim do Morro”, estava na hora de sair.

“UAU!!!”, gritei euforicamente. À minha frente tinha uma das paisagens mais bonitas de sempre. Recordo cada pormenor do que vi. Casas pequeninas, outras grandes, baixas ou altas, repletas de janelas, enchiam de cor e forma este local mágico. Barcos especiais, que mais tarde vim a saber chamarem-se rabelos, subiam e desciam o rio, transportando turistas. Outros estavam parados junto ao cais, carregados de pipas de vinho. As pessoas passeavam à beira rio, saboreando um belo gelado e observando atentamente os pequenos espetáculos de rua.

“Um dia vimos para cá morar”, disse aos meus pais. E assim foi. Apaixonei-me por uma cidade cheia de história, rica em património natural e construído, na qual fiz grandes amigos. Tomé, Luzia e Gonçalo, este são e serão sempre os meus companheiros de tantas e outras viagens pelo Porto, em busca de mistérios e segredos por desvendar. Cada um com o seu feitio, cada um com a sua personalidade.... mas acima de tudo respeitamo-nos e mantemos um relação de grande amizade.

Devo vos confessar que adoro ouvir música. É algo que me faz relaxar, que me acalma nas horas de birra e me transporta para mundos imaginários, onde sou eu que crio as minhas paisagens sonoras. Numa cidade repleta de vida como o Porto nada melhor que a Casa da Música, o palco de todas as músicas, para ouvir da clássica à eletrónica, do jazz ao fado, da grande produção internacional ao pequeno projeto experimental. E foi neste espaço maravilhoso que conheci o Tomé, o meu amigo famoso de Bollywood.

Com a Luzia, partilho a minha paixão pela Natureza. Juntas percorremos os jardins da cidade em busca de plantas raras e animais desconhecidos. No Jardim do Palácio de Cristal, brincamos às escondidas entre as Acácias do Japão, os Castanheiros-da-Índia e os Cedros do Líbano e no Viveiro Municipal do Porto perdemo-nos entre as mais de 300 espécies de camélias. Já no Parque da Cidade, a Luzia identifica cada ave que observamos e explica-me de onde vem, o que come, onde habita e como é o seu voo. Uma verdadeira enciclopédia ambulante. Lembro-me perfeitamente de me dizer que a Carriça, uma ave comum e residente em Portugal, tem um voo “direto” e um bater de asas muito rápido e que a Galinha-d'água tem um voo curto, frequentemente em círculos, com as patas pendentes.

O Gonçalo é o meu companheiro de passeios à beira-mar. Conhecemo-nos na escola e desde então tornámo-nos amigos. É um custo tirá-lo de casa mas ninguém resiste a um pôr-do-sol visto no Farol de São Miguel-o-Anjo. Não sem antes percorrermos o Complexo Metamórfico da Foz do Douro. Mais do que rochas são fonte de conhecimento e de inúmeras histórias. Não acreditam? Perguntem ao Homem do Leme, ele melhor que ninguém conhece os mistérios que o mar encerra.

Querem conhecer estes e outros mistérios? Não percam as nossas aventuras no site da Memória Criativa!