Educação para a Cultura e para a Criatividade
Aniversário de Andy Warhol
Andy Warhol, representante da Pop art, comemoraria hoje 85 anos
06
AGO
2013


Galeria:

Andy Warhol nasceu na cidade de Pittsburgh nos Estados Unidos, no dia 6 de agosto de 1928, filho de migrantes eslovacos.

Formou-se em Design no Instituto de Tecnologia Carnegie, atualmente conhecido como Carnegie Melon University. Os trabalhos e projetos que desenvolveu durante o curso valeram-lhe um prémio atribuído pela escola, que resultou numa exposição.

Após a conclusão do curso, mudou-se para Nova Iorque, tendo iniciado a sua carreira como ilustrador das revistas Vogue, Harper's Bazaar e The New Yorker, e como produtor de anúncios publicitários para serem exibidos nas montras de vários estabelecimentos comerciais.

Andy realizou a sua primeira exposição individual em 1952, na Hugo Gallery, com a mostra de quinze desenhos inspirados na produção de Truman Capote, jornalista e ficcionista norte-americano. Estes trabalhos foram também expostos no MOMA, Museu de Arte Moderna, em 1956.

Em 1961 realizou a sua primeira obra em série usando as latas da sopa Campbell's, continuando com as garrafas de Coca-Cola e as notas de Dólar. As suas obras eram constantemente reproduzidas, com algumas diferenças entre as várias séries, tentando tornar a sua arte o mais industrial possível, usando métodos de produção em massa. Estas obras foram expostas em Los Angeles, na Ferus Gallery, e em Nova Iorque, na Stable Gallery. Em 1963 inaugurou o seu estúdio permanente - The Factory - A Fábrica, procurando viver "como uma máquina".

Posteriormente, Andy Warhol passou a usar na sua arte pessoas universalmente conhecidas, como Jacqueline Kennedy, Marilyn Monroe, Mao Tse-tung, Che Guevara ou Elvis Presley.

Andy Warhol realizou também filmes experimentais e foi produtor do grupo de rock-and-roll Velvet Underground.

Ao longo da sua carreira conquistou inúmeros prémios como diretor de Arte do Art Director’s Club e do The American Institute of Graphic Arts.

Andy Warhol morreu em 1987, depois de uma operação à vesícula. Ainda hoje é célebre a sua conhecida: «In the future everyone will be famous for fifteen minutes» (No futuro, toda a gente será célebre durante quinze minutos). No futuro, quando a produção cultural for totalmente massificada, acreditava Warhol.

< LISTA GERAL DE NOTÍCIAS