Educação para a Cultura e para a Criatividade
Aniversário de Siza Vieira
Hoje comemora-se o 80º aniversário do arquiteto portuense Álvaro Siza Vieira
25
JUN
2013

O arquiteto Álvaro Siza Vieira nasceu em Matosinhos no dia 25 de junho de 1933. Estudou, entre 1949 e 1955, na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde lecionou, de 1966 a 1969, voltando em 1976.

Siza Vieira criou verdadeiros marcos na história da arquitetura portuguesa e internacional. Da sua vasta obra destaca-se a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, as Piscinas das Marés, a Igreja de Marco de Canaveses e a agência do Banco Pinto & Sotto Mayor em Oliveira de Azeméis. Siza Vieira dirigiu a reconstrução da zona do Chiado, a construção da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e foi o responsável pelo plano arquitetónico do Museu de Arte Contemporânea e do Pavilhão de Portugal da Expo98.

Entre muitos prémios nacionais e internacionais, em 1988 recebeu o Prémio de Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe; em 1992 recebeu o Prémio Pritzker da Fundação Hyatt, pelo projeto de renovação na zona do Chiado e em 1998 recebeu a Medalha Alvar Aalto. No ano passado foi agraciado com o Golden Lion for lifetime achievement, da Bienal de Arquitetura de Veneza.

Fonte: Infopédia

< LISTA GERAL DE NOTÍCIAS