Educação para a Cultura e para a Criatividade
100° aniversário de Edgar Cardoso
Edgar Cardoso comemoraria hoje 100 anos
11
MAI
2013


Galeria:

Edgar Cardoso, o engenheiro projetista da Ponte da Arrábida e da Ponte São João, nasceu no Porto a 11 de maio de 1913.

Licenciou-se em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, lecionou no Instituto Superior Técnico e recebeu o Doutoramento Honoris Causa de arquitetura e engenharia da Universidade de São Paulo.

Edgar Cardoso é uma figura genial da engenharia civil pela sua capacidade inventiva e métodos originais. Projetou mais de 10 pontes em Portugal, consideradas autênticas obras de arte pela estética, leveza e inovação.

É o caso da Ponte da Arrábida, que começou a ser construída em 1956 e foi inaugurada no dia 22 de Junho de 1963. É a primeira ponte de betão armado do Porto e é constituída por duplo arco cujo vão, de 270 metros, foi na época o maior do mundo.

A construção da Ponte da Arrábida rodeou-se de uma enorme criatividade e todo o processo de construção foi acompanhado por inúmeros entusiastas, incluindo engenheiros de todo o mundo.

Também a Ponte São João envolveu técnicas de engenharia inovadoras. O projeto foi executado à medida que a ponte ia sendo construída. Precisamente para acompanhar a obra, foi construído um laboratório, que albergava a instrumentação e também um modelo da ponte, que permitiu várias experimentações. A solução adotada para esta ponte foi em pórtico, estendendo-se a ponte por três vãos sustentados por pilares fundados no rio. Diz a história do génio Edgar Cardoso, que o engenheiro se inspirou numa cenoura e em facas para construir esta ponte. Certo é que o vão central da ponte, de 250 metros, detém ainda hoje o recorde do mundo em pontes deste género.

< LISTA GERAL DE NOTÍCIAS