Educação para a Cultura e para a Criatividade
Casa da Música comemora 8 anos
A Casa da Música comemora hoje 8 anos
15
ABR
2013

A Casa da Música foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, no âmbito do Porto Capital Europeia da Cultura em 2001 (Porto 2001), no entanto, a sua construção só ficou concluída em 2005, transformando-se imediatamente num ícone da cidade.

A Casa da Música é o primeiro edifício construído em Portugal dedicado à música. Concebida para ser a casa de todas as músicas, é uma instituição que assume a dinamização do meio musical nacional e internacional, nas mais variadas áreas, da clássica ao jazz, do fado à eletrónica, da grande produção internacional aos projetos mais experimentais.

Para além de concertos, recitais e performances, a Casa da Música promove encontros de músicos e musicólogos.

A Casa de todas as músicas é também a Casa de todas as pessoas. O serviço educativo da Casa da Música tem como objetivo proporcionar uma vivência musical a todos, envolvendo diversos públicos em atividades e projetos musicais que abrangem desde bebés a seniores, grupos escolares, famílias, cidadãos e comunidades de todos os contextos socioculturais. Trabalhando também a inclusão social, a Casa da Música mantém projetos educativos e artísticos de caráter comunitário. É o caso de Ao Alcance de Todos, que envolve comunidades com fragilidades de vária ordem, ou de A Casa Vai a Casa, que leva a realização musical a grupos institucionalizados que não podem deslocar-se à Casa da Música.

Já assistiram a algum concerto na Casa da Música? Se sim, a qual/ a quais?

Fotografia: Público

< LISTA GERAL DE NOTÍCIAS