Educação para a Cultura e para a Criatividade
Biblioteca Pública Municipal do Porto
Hoje assinala-se o 171º aniversário da abertura da Biblioteca Pública Municipal do Porto no antigo Convento de Santo António da Cidade
04
ABR
2013



Fundada em 1833, a Biblioteca mais antiga da cidade ocupou as atuais instalações – o antigo Convento de Santo António da Cidade, edifício do século XVIII – em 1842.

O seu acervo inicial reunia fundos bibliográficos provenientes de bibliotecas de ordens religiosas e de particulares. Porém, o decreto que determinou a sua criação mandava também que lhe fosse entregue um exemplar de toda e qualquer obra impressa em Portugal. Integrando essencialmente bibliografia nacional, a BPMP continua a receber, por Depósito Legal, todas as publicações correntemente editadas no país.
A Biblioteca é muito procurada pelos seus fundos especiais entre os quais se destaca, pelo seu caráter único, o de manuscritos desde a Idade Média até aos nossos dias.

Com serviço de acesso à Internet, Hora do Conto para as crianças e biblioteca itinerante, a BPMP, situada junto do Jardim de São Lázaro, integra ainda a sala de leitura-infanto-juvenil.

Fonte - Carta Cultural e Turística/ PortoCompasso - Porto Digital - http://cct.portodigital.pt/gen.pl

< LISTA GERAL DE NOTÍCIAS