Educação para a Cultura e para a Criatividade
Aniversário de Alexandre Herculano
Hoje comemora-se o 203º aniversário de Alexandre Herculano
28
MAR
2013

Poeta, romancista, historiador e ensaísta português, Alexandre Herculano nasceu a 28 de março de 1810, em Lisboa, e morreu a 18 de setembro de 1877, em Santarém.

Da sua obra como romancista, de carácter romântico-liberal, destacam-se os livros "Eurico, o Presbítero", publicado em 1844 e "O Monge de Cister", publicado em 1848.

Alexandre Herculano assumiu desde cedo uma postura ativa na vida pública e política do país. Com apenas 21 anos, participou na revolta de 21 de Agosto de 1831 contra o regime absolutista de D. Miguel, o que lhe valeu o exílio em Inglaterra e em França. Regressado a Portugal, integrou os "Bravos do Mindelo", assim designados por terem participado na expedição militar comandada por D. Pedro IV que desembarcou, em 8 de Julho de 1832, na praia do Mindelo a fim de tomar a cidade do Porto, aquando das Guerras Liberais.

No Porto, foi nomeado por D. Pedro IV segundo-bibliotecário da Biblioteca do Porto e encarregue de organizar os arquivos da biblioteca. Mais tarde, já em Lisboa, dirigiu a mais importante revista literária do Romantismo português, "O Panorama".

Alexandre Herculano foi o responsável pela introdução e pelo desenvolvimento da narrativa histórica em Portugal. Juntamente com Almeida Garrett, é considerado o precursor do Romantismo em Portugal, um movimento literário e estético marcado pelo lirismo, pela emoção e pela visão do mundo centrada no indivíduo.

Em dia de aniversário de Alexandre Herculano, comemora-se também a literatura. Qual é o livro da vossa vida?

< LISTA GERAL DE NOTÍCIAS