Educação para a Cultura e para a Criatividade
Aniversário de Eduardo Souto de Moura
O vencedor do prémio Pritzker 2011 comemora hoje 61 anos
25
JUL
2013


Galeria:

O arquiteto Eduardo Souto de Moura nasceu no Porto no dia 25 de julho de 1962.

Frequentou o curso de Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto (FBAUP) e na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Durante os estudos colaborou no ateliê de Álvaro Siza Vieira entre 1974 e 1979.

Em 1980, ano em que concluiu a licenciatura, recebeu o seu primeiro prémio, atribuído pela Fundação Engenheiro António de Almeida, e iniciou a atividade de arquiteto como profissional liberal.

Em 1981 foi nomeado assistente do curso de Arquitetura da FAUP, onde lecionou até 1990 e à qual regressou, mais tarde, em 2003.

Entre os muitos projetos de Souto de Moura destacam-se o Mercado Municipal e o Estádio Municipal de Braga (Estádio Axa); a Casa das Artes, a Casa do Cinema de Manoel de Oliveira e o E difício Burgo, no Porto; a Ponte dell' Accademia, em Veneza (Itália). Souto de Moura foi também responsável por projetos de intervenção patrimonial, nomeadamente no Convento de Santa Maria do Bouro, em Amares, no edifício da Alfândega Nova (atual Museu dos Transportes e Comunicações/Centro de Congressos e Exposições) e na antiga Cadeia da Relação (agora Centro Português de Fotografia), no Porto, e por projetos de intervenção territorial na Faixa Marginal de Matosinhos, no Metro do Porto e na Praça do Município da Maia.

Em 2011, Souto de Moura tornou-se no segundo arquiteto português, depois de Siza Vieira (1992), a vencer o Prémio Pritzker de Arquitetura, o mais conceituado galardão da área.

Fonte: Universidade do Porto
Fotografia: Sic Notícias

< LISTA GERAL DE NOTÍCIAS