Educação para a Cultura e para a Criatividade
Ponte da Arrábida é monumento nacional
A Ponte da Arrábida foi classificada como monumento nacional
27
MAI
2013


Galeria:

A Ponte da Arrábida foi classificada no passado dia 23 de maio como monumento nacional pelo governo.

A nota do Conselho de Ministros sublinha que a Ponte de Arrábida, projetada por Edgar Cardoso e erguida entre 1956 e 1963, "é classificada como monumento nacional no ano em que se comemora o centenário do nascimento" do seu projetista e "o cinquentenário da inauguração da própria ponte".

O processo de classificação foi desencadeado em 2010 por engenheiros da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Entre as razões apontadas para a classificação, destacam-se o valor da Ponte da Arrábida como obra-prima da Engenharia de Pontes, sendo como tal reconhecida internacionalmente; o seu processo construtivo, constituído por uma operação de extraordinário rigor e engenho, nunca antes realizada; na data da sua conclusão era a ponte em arco de betão armado com maior vão em todo o mundo; foi a primeira grande ponte sobre o rio Douro integralmente concebida, projetada e construída pela engenharia portuguesa; ao longo de 50 anos tornou-se um dos mais poderosos ícones da cidade, provavelmente aquele que no futuro melhor simbolizará o Porto do séc. XX; está inserida numa área sensível e com forte pressão imobiliária, sendo imperioso que quaisquer novas construções na zona sejam apreciadas tomando em consideração o seu excecional valor patrimonial.

Nas extremidades da ponte existem quatro ascensores, hoje desativados, com esculturas de Barata Feyo, do lado do Porto, e de Gustavo Bastos, do lado de Vila Nova de Gaia. Os elevadores permitiam o fácil acesso das pessoas da parte baixa à parte alta das cidades do Porto e Gaia. Tinham uma capacidade para 21 pessoas e um custo de 50 centavos por passageiro.

A Ponte da Arrábida é a ponte mais movimentada do Norte, com um tráfego de cerca de 136 mil carros por dia. 50 anos depois da sua inauguração, continua a ser um dos expoentes da engenharia portuguesa.

< LISTA GERAL DE NOTÍCIAS