Educação para a Cultura e para a Criatividade
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
23
ABR
2013


Galeria:

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado desde 1996, por decisão da UNESCO, no dia 23 de abril. Esta é uma data simbólica para a literatura já que, segundo vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

A ideia da comemoração deste dia teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

Os objetivos desta comemoração são promover a leitura e proteger os direitos de autor.

O Porto, cidade de livrarias, alfarrabistas, arquivos e bibliotecas, assinala esta data com a final distrital do Concurso Nacional de Leitura, destinado aos alunos do 3.º ciclo e secundário, a realizar-se na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

O Concurso Nacional de Leitura é uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura/Ler +, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede de Bibliotecas Escolares. O objetivo da iniciativa é "estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos", lê-se no site do concurso.

Neste dia tão especial para autores, livreiros e leitores, convidamo-vos a partilhar connosco qual o vosso escritor favorito e que livro andam a ler neste momento.

Foto: Livraria Vieira, Rua Oliveiras 14 - Porto

< LISTA GERAL DE NOTÍCIAS