Educação para a Cultura e para a Criatividade
Torre dos Clérigos comemora 250 anos
A Torre dos Clérigos, ex-líbris da cidade do Porto, comemora hoje 250 anos
21
ABR
2013

A Torre dos Clérigos é uma obra barroca da autoria do arquiteto italiano Nicolau Nasoni, construída na primeira metade do século XVIII. Classificada como  Monumento Nacional em 1910, pela então Direção Geral das Obras Públicas e Minas, é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade do Porto, recebendo mais de 120 mil visitantes por ano.

Tem seis andares e 75 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 240 degraus, que permitem uma vista panorâmica privilegiada sobre a cidade e o Rio Douro. Era, na altura da sua construção, o edifício mais alto de Portugal.

O aniversário da Torre dos Clérigos é assinalado hoje com concertos de carrilhão pelos alunos da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo.

Na terça-feira, dia 23, será apresentada uma nova edição do livro “Uma Aventura no Porto”, de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, que integra um capítulo novo relacionado com os 250 anos dos Clérigos (durante a apresentação será feita uma encenação de um episódio passado na Torre pelos alunos de Teatro do Rosário). 

< LISTA GERAL DE NOTÍCIAS