Educação para a Cultura e para a Criatividade
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Hoje assinala-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
18
ABR
2013


Galeria:

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano tem como tema "Património+Educação=Identidade", está a ser assinalado em todo o país com cerca de 500 atividades.

A escolha do tema deve-se "ao vastíssimo legado relacionado com a aprendizagem e o conhecimento, que encontra a sua materialização em inúmeros conjuntos e elementos de património arquitetónico, património móvel e património imaterial, de diferentes escalas e valor, e em diversos contextos, espalhados por todo o país", lê-se no site do IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico).

A comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios tem como objetivo sensibilizar o público para a diversidade do património cultural e dos esforços que requerem a sua proteção e conservação, alertando também para a necessidade de lhe conceder uma atenção contínua.

Na cidade do Porto, são muitas as entidades culturais públicas e privadas que assinalam esta data com exposições, visitas guiadas, visitas livres e apresentações nas escolas sobre o Património, de forma gratuita. É o caso, por exemplo, da Universidade do Porto, que abre as portas do seu edifício histórico a todos que o queiram conhecer; do Museu Nacional de Soares dos Reis, que promove visitas ao Palácio dos Carrancas e da Casa do Infante, que promove visitas orientadas à Casa e recebe ainda um concerto de fado.

O programa está disponível no site do IGESPAR em: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/dims2013/index.php

< LISTA GERAL DE NOTÍCIAS