Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
"De Ponte em Ponte: pontes do rio Douro"
01 Julho 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação


Reportagem sobre as pontes do rio Douro realizada pela turma do 4º ano da EB1JI do Campo 24 de Agosto


Bloopers!


Neste segundo vídeo podem ver o trabalho árduo que foi necessário para alcançarmos o resultado digno de um prémio de reportagem.




O caminho que os alunos percorreram para produzir os produtos finais do projeto "De Ponte em Ponte: As Pontes do Rio Douro" - uma reportagem sobre as pontes do Douro e um jogo multimédia das palavras com a temática das pontes e do património da cidade do Porto - foi repleto de aprendizagens e de experiências, dentro e fora da sala de aula.
Juntos - em família, com a turma e com a equipa da Memória Criativa - desfrutamos de uma herança cultural comum.

Sendo este um projeto multi e interdisciplinar, os alunos contactaram com o património, a arqueologia, a museologia, as artes plásticas, a música, a engenharia, a zoologia, o jornalismo e a multimédia.

A primeira sessão do projeto foi dedicada à apresentação da equipa da Memória Criativa, dos alunos e da professora. Através de uma fotografia especial, fomos ao encontro uns dos outros, procurando desvendar através da imagem os gostos, a personalidade e o percurso de cada um. Seguiu-se a apresentação do que iriamos fazer ao longo destes meses. A curiosodade despertou logo aí e esteve presente ao longo de todo o projeto.

Durante o projeto, os alunos visitaram a exposição itinerante do Museu Nacional de Soares dos Reis "De Ponte em Ponte", que esteve patente na Escola Secundária Alexandre Herculano, para conhecerem as pontes, as suas características, a sua história e as transformações que provocaram na cidade. Realizaram pesquisas com a ajuda das famílias sobre o significado de património cultural, sobre as pontes e o contexto da época em que foram construídas. Aprenderam as características do jornalismo e da escrita informativa. Visitaram instituições parceiras do projeto ligadas ao património, à história, à museologia, à arqueologia, à ciência e à engenharia - na Casa do Infante, com a turma e com a família, descobriram o Porto Medieval, ainda sem pontes, conheceram a família do Infante D. Henrique e foram arqueólogos por um dia; no Museu Nacional de Soares dos Reis conheceram o contexto artístico e cultural da época de construção de cada ponte; no Museu de História Natural da Escola Secundária Alexandre Herculano contactaram com o reino animal e com a fauna da cidade do Porto e fizeram uma experiência científica; na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto conheceram melhor o trabalho de um engenheiro e aprenderam algumas técnicas da engenharia de pontes. Fizeram um cruzeiro pelo Douro, oferecido pela Douro Azul, que lhes permitiu vivenciar a cidade de uma outra forma e lhes deu um diferente olhar sobre as pontes. Com o programador Miguel Vaz descobriram todo o processo de produção de um jogo multimédia. Com o técnico de som Tiago Ralha participaram em oficinas de som e gravaram os sons para o jogo. Com a artista plástica Manuela Carneiro foram artistas, desenharam as pontes, contribuindo para o design do jogo. Redigiram textos e fizeram a sua locução para a reportagem e gravaram vivos.

O trabalho foi muito, mas cremos que as descobertas e a diversão foram ainda maiores. Durante o projeto, os alunos reforçaram laços uns com os outros e com a equipa da Memória Criativa, melhoraram a capacidade de trabalhar em equipa, que exige partilha e solidariedade, melhoraram as capacidades comunicativas, tão importantes para a vida, desenvolveram ainda mais a curiosidade pela sua cidade, pelo seu passado, pela sua herança cultural, uma curiosidade que lhes permite questionar, procurar respostas, aprender sempre mais. E divulgar o conhecimento adquirido e o património pertença de todos nós. Neste projeto é através da reportagem e do jogo multimédia que realizaram sobre as pontes e a cidade que os alunos promovem e publicitam a cidade do Porto e as suas pontes.

Convidamo-los a ver a reportagem e a jogar o jogo das palavras aqui:


Jogo de Palavras/TriVial "À letra"




Para ficarem a conhecer os pormenores de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto consultem:

< LISTA DE ACTIVIDADES