Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Apresentação final dos produtos resultantes do projeto: reportagem e jogo multimédia!
30 Junho 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Casa do Infante
Orientação
Marlene Rocha
Cátia Monteiro
Miguel Vaz
Ao longo do projeto "De Ponte em Ponte" trabalhámos e aprendemos muito. Mas este trabalho árduo não foi só nosso, contámos com a ajuda dos pais, dos irmãos, dos avós, dos primos, dos tios, dos amigos, da professora... Juntos vivenciamos a cidade, descobrimos o seu/nosso património e, experimentando, contactámos com a arqueologia, a museologia, as artes plásticas, a música, a engenharia, a zoologia, o jornalismo e a multimédia.

Por isso, chegou o momento de partilharmos com eles os resultados deste grande trabalho de equipa - a reportagem "De Ponte em Ponte" e o jogo multimédia das palavras "À Letra" -, numa apresentação na Casa do Infante, com muitos convidados especiais, onde nem a Luzia Guilhermina, o Tomé, a Joana e o Gonçalo faltaram (o lanche foi só mais um pequeno incentivo para eles virem).

Quando entrámos no auditório deparámo-nos com uma exposição de fotografias nossas tiradas durante o projeto. Mas as surpresas que a equipa da Memória Criativa preparou não ficaram por aqui. Já lá vamos...

Subimos ao palco e apresentámos à nossa plateia a reportagem. Apesar de ser a segunda vez que assistimos à reportagem, vermo-nos no ecrã e ouvir a nossa voz causa sempre algum impacto, então imaginem nos nossos familiares... Vimos muitos sorrisos e até alguma emoção.

Para chegarmos a um resultado tão profissional, percorremos um longo caminho de descobertas e de aprendizagens, retratado num vídeo com imagens de todas as atividades que desenvolvemos ao longo do projeto. Durante este percurso, também os pequenos erros iniciais (tão divertidos) deram origem a óptimos trabalhos jornalísticos. Mas esperem... Erros divertidos?! Como não podia deixar de ser a equipa da Memória Criativa preparou um pequeno vídeo com os "bloopers". Resultado? Muitas gargalhadas!

Em seguida apresentámos um vídeo da Matilde, que não pôde estar presente, mas as suas palavras aqueceram-nos o coração.

Seguiu-se a tão aguardada competição (muito amigável) no jogo multimédia das palavras. Será que os nossos familiares estavam à altura de nos "defrontar"? Afinal de contas, somos especialistas em pontes e até na cidade do Porto. Chegámos ao fim do jogo sem vencedores, ou melhor, todos fomos vencedores, já que provámos saber muito sobre as pontes e sobre o património da cidade do Porto e também porque nos divertimos muito.

Tantas aprendizagens e tantas emoções abriram-nos o apetite. Esta tarde tão bonita terminou da melhor maneira possível, com um lanche e com a confraternização de todos no átrio da Casa do Infante.

A Memória Criativa agradece à Casa do Infante por nos ter aberto as portas para realizarmos esta festa, aos alunos, aos familiares dos alunos e à professora Carla Silva a presença e a tão grande dedicação a este projeto, aos colaboradores Tiago Ralha e Manuela Carneiro e aos parceiros que permitiram que os alunos conhecessem o seu património e que aprendessem através da experimentação - Casa do Infante, Museu Nacional de Soares dos Reis, Museu de História Natural da Escola Secundária Alexandre Herculano, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Douro Azul.

< LISTA DE ACTIVIDADES