Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Apresentação do jogo multimédia e da reportagem na escola
13 Junho 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Marlene Rocha
Cátia Monteiro
Miguel Vaz
Chegou o momento por que tanto esperávamos: a apresentação pública na escola da reportagem que produzimos sobre as pontes do Douro e do jogo multimédia.

Ao longo dos últimos meses fizemos trabalho de pesquisa, aprendemos as características do jornalismo e da escrita informativa, visitámos instituições parceiras do projeto ligadas ao património, à história, à museologia, à arqueologia, à ciência e à engenharia, redigimos textos e fizemos a sua locução para a reportagem, gravámos vivos, fizemos um cruzeiro pelas pontes, participamos em oficinas de som e em ateliês de desenho e acompanhámos o processo de produção de um jogo, incluindo a programação e o design. Todas estas aprendizagens resultaram numa reportagem sobre as pontes do Douro, sempre em articulação com a história da cidade e do país, a nível social, cultural, económico e político e num jogo multimédia das palavras.

Trabalhámos muito, mas também nos divertimos muito, por isso, não podíamos deixar de partilhar o resultado do nosso trabalho com os colegas e com os professores da escola. Esta foi também a primeira vez que vimos a reportagem pronta, que vimos o nosso desempenho jornalístico em frente à câmara e que ouvimos a nossa voz! Timidez... Alegria... As reações foram um bocadinho diferentes, mas a verdade é que este foi um momento muito especial e entusiasmante.

Por falar em entusiasmante... Sabem o que fizemos depois de vermos a reportagem? Jogámos o jogo das palavras. Com as letras trocadas tínhamos de decifrar a palavra ou expressão relacionada com as pontes e o património da cidade do Porto. Escolhemos imediatamente o nível "Ninja", o mais difícil de todos, afinal de contas sabemos tudo sobre as pontes do Douro. Mas bem, temos de admitir que este nível é mesmo para ninjas! Passamos ao nível "Super-Herói"... "ATUBOREIL EIRUPSRO"... Vejam lá se descobrem! A vossa resposta é "Tabuleiro Superior"? Então são super-heróis das pontes e do Património do Porto! Depois de descobrirmos a palavra ou expressão, segue-se uma pergunta com ela relacionada.

No dia 30 de junho vamos apresentar a reportagem e o jogo às nossas famílias e amigos na Casa do Infante.

Em breve podem também ver aqui no site da Memória Criativa a reportagem e jogar o jogo multimédia das palavras. Para já, vejam na galeria o quanto nos divertimos nesta apresentação.

Agradecemos à professora Carla Silva o envolvimento neste projeto e todo o apoio que nos deu durante o ano letivo.

< LISTA DE ACTIVIDADES