Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Ensaios para as gravações da reportagem |Teste ao jogo das palavras
31 Maio 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Marlene Rocha
Cátia Monteiro
Miguel Vaz
No próximo fim de semana iremos gravar os vivos para a nossa reportagem sobre as pontes do Douro, junto à ponte em que cada grupo tem trabalhado.
Seremos os representantes de cada ponte, vamos apresentá-la aos nossos telespetadores, dando a conhecer a sua história.

Um trabalho de tanta responsabilidade exige muito treino e preparação. E foi isso que começámos a fazer nesta sessão.

Lemos perante a câmara os textos dos vivos, mas atenção, temos de os memorizar até ao fim de semana, para que a nossa reportagem fique profissional. Gravámos também os textos da reportagem, a chamada voz-off. Sabem o que é a voz-off? Refere-se à voz do jornalista, à locução que ele faz de um texto, que acompanha sempre as imagens da reportagem. Esta foi uma primeira experiência para ouvirmos os textos gravados. Em breve, faremos as gravações definitivas. Nessa altura, a leitura deve ser pausada mas com entusiasmo, para ser bem compreendida pelo telespetador e para suscitar a sua atenção.

Depois de trabalharmos na reportagem, chegou a vez de nos dedicarmos ao jogo multimédia das palavras. O programador Miguel fez-nos uma visita para nos apresentar o jogo ainda em fase de desenvolvimento.

Nesta fase o jogo já funciona na sua maior parte, mas ainda não tem grande aspecto visual. É quase a preto e branco! Mas é normal. Primeiro desenvolve-se a mecânica, os cálculos, o funcionamento geral e só após termos tudo quase a funcionar é que adicionamos os elementos que complementam a experiência total: os gráficos e imagens bonitas, os sons nos locais certos (o Miguel tentou-nos enganar com alguns sons em locais errados), e temos o produto final. Vai ficar muito giro.

Depois das explicações chegou o momento tão aguardado: testar o jogo e os nossos conhecimentos! Com as letras trocadas tínhamos de decifrar a palavra ou expressão relacionada com as pontes e o património da cidade do Porto. "AMRSSEASLO" que palavra será? Vejam lá se acertam! Nós deciframos imediatamente: Massarelos! E "UORNECA"? Cenoura! E por que estará a palavra cenoura num jogo de palavras sobre as pontes e o património do Porto? O João Pedro tinha a resposta pronta: porque Edgar Cardoso se inspirou no forma da cenoura para construir os pilares da Ponte São João! Depois de adivinharmos as palavras, tivemos de responder a questões com elas relacionadas. Como somos especialistas no tema das pontes do Douro, respondemos a todas acertadamente (o que vai fazer que o Miguel aumente o nível de dificuldade do jogo, senão não é desafio para nós...).

A diversão e as descobertas não ficam por aqui. Há muito para descobrir no jogo das palavras. Quando estiver concluído vamos todos poder jogá-lo!

< LISTA DE ACTIVIDADES