Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Jogo multimédia: oficina de desenho
20 Maio 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Manuela Carneiro
A produção de um jogo multimédia envolve muito trabalho de muitos profissionais. E envolve também muito empenho, curiosidade e criatividade.
Coisas que não nos faltam!

Nas primeiras sessões do projeto "De Ponte em Ponte", o programador Miguel Vaz apresentou-nos o admirável mundo dos jogos e desafiou-nos a produzirmos um jogo multimédia das palavras. Para isso já fomos técnicos de som, produzindo e gravando sons para o jogo, e produtores de conteúdos. Mas sabem o que é também essencial para dar vida a um jogo? A imagem, os grafismos, pois claro!

Assim, nesta sessão fomos designers e artistas plásticos. Para nos ajudar neste tão entusiasmante trabalho contámos com a artista plástica Manuela Carneiro.

Uma vez que o jogo multimédia das palavras tem como tema central as pontes do Rio Douro, ponto de partida para a cidade, para o património, para a história, para a arqueologia, para a engenharia, para a fauna e a flora, decidimos que os cenários do nosso jogo seriam as pontes, desenhadas por nós.

Recorrendo à técnica do decalque, desenhámos as pontes de diversos ângulos em folhas de papel, papel vegetal e folhas de acetato. Desenhámos uma e outra vez para posteriormente pintarmos várias versões dos nossos desenhos.

Cada desenho é o resultado de um trabalho individual e coletivo: cada elemento do grupo contribuiu com uma linha, um traço, uma cor, uma ideia. Um trabalho que exigiu diálogo, partilha, entreajuda e algumas cedências entre os membros de cada equipa. Resultado? Dezenas de versões de composições coletivas que apresentam o rio Douro e cada uma das suas pontes e evidenciam as particularidades artísticas de cada um de nós.

Estávamos tão concentrados e empenhados no nosso trabalho artístico que nem demos pelo tempo passar. Por isso, alguns de nós levaram os desenhos para casa para os continuarmos em família.

Esta sessão foi verdadeiramente especial. Ao desenharmos desenvolvemos a auto-expressão, o nosso imaginário, a nossa imaginação e a nossa criatividade.

< LISTA DE ACTIVIDADES