Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
A escola visita o Museu de História Natural da Escola Secundária Alexandre Herculano
27 Fevereiro 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu de História Natural da Escola Secundária Alexandre Herculano
Orientação
Hugo Faria
Margarida Soares
Saímos da nossa escola em direcção à Escola Secundária Alexandre Herculano, onde nos esperava uma grande viagem pelo admirável mundo animal e pelo fascinante mundo da ciência.

No Museu de História Natural da Escola Secundária Alexandre Herculano, a Margarida guiou-nos numa visita plena de descobertas do reino animal. Mamíferos, aves, reptéis... Aqui encontramos inúmeras espécies de animais de todos os continentes.

Mergulhámos no oceano, com a nossa imaginação, claro, e o que descobrimos? Um maxilar (parcial) de baleia e uma mandíbula de tubarão. Mas como o Museu guarda muitas surpresas, descobrimos ainda, desta vez em terra, uma pata de cavalo e, analisando-a, estabelecemos comparações com o pé humano.

Inevitavelmente, a Margarida conversou connosco sobre a extinção animal e as suas causas. Por exemplo, sabiam que a tartaruga marinha está em vias de extinção? As redes de pesca matam cerca de 40 000 tartarugas por ano! Outra das grandes ameaças é a poluiçao. Julgando tratar-se de alforrecas, algumas tartarugas ingerem sacos plásticos, que ficam a ocupar grande parte do seu estômago e acabam por provocar-lhes a morte.

Aprendemos tanto com a Margarida! Mas as aprendizagens estavam longe de ficar por aqui!

No laboratório, com o Hugo e com a ajuda de alguns alunos do 11º ano, realizámos uma experiência científica com pulgas de água (dáfnias). Tínhamos de colocá-las num microscópio e encontrar o seu coração. A tarefa era bem difícil, mas conseguimos! Em seguida, observámos os seus batimentos cardíacos em condições normais e sob o efeito de café, álcool e tabaco. Desta forma ficamos também a conhecer os efeitos destas substâncias em humanos!

Querem ver como nos portámos enquanto exploradores e cientistas? Vejam as fotografias e os vídeos!

< LISTA DE ACTIVIDADES