Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
As Pontes do rio Douro - Construção de um mapa de ideias
22 Fevereiro 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Marlene Rocha
Cátia Monteiro
Quem projetou a Ponte de São João? Por que razão foi desativada a Ponte Maria Pia? Quantos anos comemora este ano a Ponte da Arrábida? Que acontecimento trágico marcou a história da Ponte das Barcas?

Estas e outras questões foram respondidas por nós nesta sessão dedicada à construção do bilhete de identidade das pontes que ligam as cidades do Porto e Gaia.

Despertos para a importância do conhecimento das pontes do Porto, valiosos elementos paisagísticos, patrimoniais e essenciais à vida das cidades, fizemos antecipadamente uma investigação em casa, com a ajuda dos nossos familiares, e nas aulas, com a ajuda da professora Carla, sobre cada uma das pontes. Em que ano foi construída, de que material é feita, quem a projetou e quais as suas funções. Estas informações constituem um verdadeiro bilhete de identidade das pontes.

Sabem o que fizemos com todos estes dados? Construímos um mapa de ideias! Como um jogo de associações! Ligando imagens e palavras, formamos verdadeiras narrativas. Como? Vejam este exemplo: "Barcas", "Aço", "Tragédia", "1806", "1809", "Soult", "Carlos Amarante". Através destas expressões podemos contar brevemente a história da Ponte das Barcas. Foi projetada por Carlos Amarante em 1806 e era feita de barcas, ligadas por cabos de aço. Em 1809, quando muitos portuenses atravessaram a ponte, tentando fugir das tropas francesas do general Soult, ela abriu. Foi uma tragédia que causou milhares de mortos.

Claro que para construirmos narrativas através de um mapa de ideias, temos de ter um conhecimento prévio sobre os assuntos. Daí a importância da investigação!

Agora, sempre que tivermos alguma dúvida sobre as pontes, podemos rapidamente consultar o mapa de ideias, afixado na parede da sala de aula. Aliás, consultá-lo e preenchê-lo com mais informações.

Vamos continuar o nosso trabalho de investigadores?

< LISTA DE ACTIVIDADES