Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Entrevistas e gravação de notícias
06 Fevereiro 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Marlene Rocha
Cátia Monteiro
Pedro Furão
Escrita, filmagens, entrevistas... A sessão anterior, dedicada ao jornalismo, deixou-nos com muita vontade de comunicar e desenvolveu ainda mais a atenção do nosso olhar sobre o que nos rodeia.

Iniciámos esta sessão com o visionamento e a análise das entrevistas que fizemos aos nossos colegas na sessão anterior. O que correu bem, o que correu menos bem... Em termos técnicos, percebemos que devemos evitar zooms repentinos, que temos de manter o microfone a um palmo da boca e colocar o microfone na mão oposta ao lado da câmara, de forma a que não voltemos as costas à câmara. Quanto ao conteúdo da entrevista... Temos de investigar sobre a pessoa que vamos entrevistar antecipadamente, escrever um guião da entrevista e levar esse guião para a entrevista.

Esta análise acabou por se tornar num momento divertido que serviu principalmente para percebermos o que podemos e devemos melhorar. Foi a nossa primeira experiência em frente às câmaras. Nas próximas entrevistas, só temos de nos preparar melhor! Cientes disso, quisemos repetir algumas entrevistas. Com a prática ficaremos verdadeiros profissionais da comunicação!

Nos últimos dias participámos em várias atividades e fizemos visitas de estudo muito interessantes. Quisemos reportá-las. Como os jornalistas! Construímos narrativas do que vimos, do que ouvimos, do que fizemos e do que aprendemos. Um a um, lemos perante as câmaras textos emocionados sobre a visita à exposição "Holocausto", notícias sobre a exposição "De Ponte em Ponte" e sobre a visita ao Sea Life. Descobrimos nos cadernos uns dos outros verdadeiros diários de bordo, com histórias e memórias. Sinal do nosso olhar atento sobre o que nos rodeia e sobre o que desperta a nossa sensibilidade e curiosidade.

Querem saber do que falamos? Não percam os vídeos!

< LISTA DE ACTIVIDADES