Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Inauguração da exposição "De Ponte em Ponte"
25 Janeiro 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu Nacional de Soares dos Reis
Orientação
Paula Azeredo
Chegados à Escola Secundária Alexandre Herculano, sede do agrupamento de Escola, os alunos da prof. Carla Silva, divididos em grupos de três, começaram a mergulhar na Exposição de Ponte em Ponte: mergulhar no rio Douro… deixar-se molhar…conhecer… implicar-se…interessar-se…questionar-se…é o nosso objetivo!

Cada grupo recebeu um nome, o nome do painel que tinha de ir procurar na exposição para começar a atividade, a saber: equipa rio Douro, equipa das margens Porto e Gaia, equipa Ponte das Barcas, equipa Ponte D.Maria II , bom… podem completar, por favor, a lista de equipas que precisamos para incluirmos todos os painéis da exposição?

Frente à informação que os textos e as imagens oferecem, colocaram-se os primeiros desafios ao trabalho em equipa.
1 º desafio: Que todos participem e ninguém fique de fora!

Que ideia tem cada um da sua participação?
Pergunta a ti próprio: _ participei ou nem por isso?
Consegui que os outros dois do meu grupo participassem também ou deixei ficar alguém de fora?
Como posso ser um melhor elemento da equipa?

2º desafio: Dar tempo para entrar no tema do meu painel: o que mais atrai a minha curiosidade, coisas novas para saber, observar com atenção, ler e compreender o que leio, …aprender
Havia mais painéis do que grupos de três e por isso ainda fizemos uma segunda volta pela exposição. Agora em duplas, isto é, grupos de dois, para conhecer outros painéis das pontes entre Porto e Gaia.
Mais visitas à exposição vão ser necessárias para viajarmos por todas as pontes e caminharmos pelas ruas que se abriram para lhes dar acesso. Tantas obras na cidade por causa da construção de cada uma das pontes! Coisas a demolir e coisas a construir. Estas transformações mostram quando, como, onde, por quem e porque razões a cidade cresceu na sua rede de ruas, bairros e novas zonas, como uma mancha de tinta que alastra controlada pelos homens que planeiam e desenham a cidade.

3º Desafio: O jogo de De Ponte em Ponte
Composto por:
um mapa do Porto;
cartões com dois tipos de perguntas: umas de saber mais, outras de desenhar mais;
peças para colocar no tabuleiro quando responde corretamente.
Estratégia:
não responder à toa quando não se tem a certeza, antes consultar os painéis da exposição.
Decidir quanto tempo se vai jogar e respeitar as regras do jogo:
à vez cada um é porta-voz da equipa,
a equipa só responde depois de decidir em conjunto qual é a resposta que o porta voz vai transmitir.

Uii que difícil é jogar num pequenino espaço. E todos queriam participar...mas aprender a estar em equipa precisa de treino! Tal como no futebol! Eu quero ser …posso ser eu, eu, eu, eu.!!! O resultado foi um empate. Vamos depois ver o filme e pensar como melhorar as equipas. E viva o Porto, a cidade das pontes famosas!

< LISTA DE ACTIVIDADES