Educação para a Cultura e para a Criatividade
"De Ponte em Ponte: pontes do rio Douro"



Reportagem sobre as pontes do rio Douro realizada pela turma do 4º ano da EB1JI do Campo 24 de Agosto


Bloopers!


Neste segundo vídeo podem ver o trabalho árduo que foi necessário para alcançarmos o resultado digno de um prémio de reportagem.




O caminho que os alunos percorreram para produzir os produtos finais do projeto "De Ponte em Ponte: As Pontes do Rio Douro" - uma reportagem sobre as pontes do Douro e um jogo multimédia das palavras com a temática das pontes e do património da cidade do Porto - foi repleto de aprendizagens e de experiências, dentro e fora da sala de aula.
Juntos - em família, com a turma e com a equipa da Memória Criativa - desfrutamos de uma herança cultural comum.

Sendo este um projeto multi e interdisciplinar, os alunos contactaram com o património, a arqueologia, a museologia, as artes plásticas, a música, a engenharia, a zoologia, o jornalismo e a multimédia.

A primeira sessão do projeto foi dedicada à apresentação da equipa da Memória Criativa, dos alunos e da professora. Através de uma fotografia especial, fomos ao encontro uns dos outros, procurando desvendar através da imagem os gostos, a personalidade e o percurso de cada um. Seguiu-se a apresentação do que iriamos fazer ao longo destes meses. A curiosodade despertou logo aí e esteve presente ao longo de todo o projeto.

Durante o projeto, os alunos visitaram a exposição itinerante do Museu Nacional de Soares dos Reis "De Ponte em Ponte", que esteve patente na Escola Secundária Alexandre Herculano, para conhecerem as pontes, as suas características, a sua história e as transformações que provocaram na cidade. Realizaram pesquisas com a ajuda das famílias sobre o significado de património cultural, sobre as pontes e o contexto da época em que foram construídas. Aprenderam as características do jornalismo e da escrita informativa. Visitaram instituições parceiras do projeto ligadas ao património, à história, à museologia, à arqueologia, à ciência e à engenharia - na Casa do Infante, com a turma e com a família, descobriram o Porto Medieval, ainda sem pontes, conheceram a família do Infante D. Henrique e foram arqueólogos por um dia; no Museu Nacional de Soares dos Reis conheceram o contexto artístico e cultural da época de construção de cada ponte; no Museu de História Natural da Escola Secundária Alexandre Herculano contactaram com o reino animal e com a fauna da cidade do Porto e fizeram uma experiência científica; na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto conheceram melhor o trabalho de um engenheiro e aprenderam algumas técnicas da engenharia de pontes. Fizeram um cruzeiro pelo Douro, oferecido pela Douro Azul, que lhes permitiu vivenciar a cidade de uma outra forma e lhes deu um diferente olhar sobre as pontes. Com o programador Miguel Vaz descobriram todo o processo de produção de um jogo multimédia. Com o técnico de som Tiago Ralha participaram em oficinas de som e gravaram os sons para o jogo. Com a artista plástica Manuela Carneiro foram artistas, desenharam as pontes, contribuindo para o design do jogo. Redigiram textos e fizeram a sua locução para a reportagem e gravaram vivos.

O trabalho foi muito, mas cremos que as descobertas e a diversão foram ainda maiores. Durante o projeto, os alunos reforçaram laços uns com os outros e com a equipa da Memória Criativa, melhoraram a capacidade de trabalhar em equipa, que exige partilha e solidariedade, melhoraram as capacidades comunicativas, tão importantes para a vida, desenvolveram ainda mais a curiosidade pela sua cidade, pelo seu passado, pela sua herança cultural, uma curiosidade que lhes permite questionar, procurar respostas, aprender sempre mais. E divulgar o conhecimento adquirido e o património pertença de todos nós. Neste projeto é através da reportagem e do jogo multimédia que realizaram sobre as pontes e a cidade que os alunos promovem e publicitam a cidade do Porto e as suas pontes.

Convidamo-los a ver a reportagem e a jogar o jogo das palavras aqui:


Jogo de Palavras/TriVial "À letra"




Para ficarem a conhecer os pormenores de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto consultem:

< LISTA DE ACTIVIDADES