Educação para a Cultura e para a Criatividade
ACTIVIDADES

Final
Reportagem sobre as pontes do rio Douro realizada pela turma do 4º ano da EB1JI do Campo 24 de Agosto Bloopers! Neste segundo vídeo podem ver o trabalho árduo que foi necessário para alcançarmos o resultado digno de um prémio de reportagem. O caminho que os alunos percorreram para produzir os produtos finais do projeto "De Ponte em Ponte: As Pontes do Rio Douro" - uma reportagem sobre as pontes do Douro e um jogo multimédia das palavras com a temática das pontes e do património da cidade do Porto - foi repleto de aprendizagens e de experiências, dentro e fora da sala de aula. Juntos - em família, com a turma e com a equipa da Memória Criativa - desfrutamos de uma herança cultural comum.
30
JUN
2013Sessão
26
Ao longo do projeto "De Ponte em Ponte" trabalhámos e aprendemos muito. Mas este trabalho árduo não foi só nosso, contámos com a ajuda dos pais, dos irmãos, dos avós, dos primos, dos tios, dos amigos, da professora... Juntos vivenciamos a cidade, descobrimos o seu/nosso património e, experimentando, contactámos com a arqueologia, a museologia, as artes plásticas, a música, a engenharia, a zoologia, o jornalismo e a multimédia.
13
JUN
2013Sessão
25
Chegou o momento por que tanto esperávamos: a apresentação pública na escola da reportagem que produzimos sobre as pontes do Douro e do jogo multimédia.
11
JUN
2013Sessão
24
Durante o projeto "De Ponte em Ponte" aprendemos muito sobre as pontes do Rio Douro: autor do projeto, ano de inauguração, razões que motivaram a construção e o contexto político, económico, social e cultural da época. Mas faltava-nos ainda encontrar as respostas a muitas perguntas relacionadas com a componente técnica de construção das pontes. Para algumas destas questões só os engenheiros têm respostas. Por isso fomos à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para conhecer a "escola" onde se formam os engenheiros e esclarecer todas as nossas dúvidas com o engenheiro e professor Álvaro Azevedo e com a museóloga Susana Medina.
05
JUN
2013Sessão
23
No passado fim de semana filmámos, com a presença das nossas famílias, os vivos de apresentação das pontes para incluir na reportagem. Mas o trabalho jornalístico ainda não acabou. Nesta sessão gravámos a voz-off da reportagem.
02
JUN
2013Sessão
22
O passado fim-de-semana foi verdadeiramente especial. Além de ser o Dia Mundial da Criança, o dia em que se celebra a curiosidade, o sonho e os afetos que caraterizam a infância, passámos a tarde de sábado e de domingo com as nossas famílias e com a equipa da Memória Criativa a gravar os vivos para a reportagem sobre as pontes do Douro.
31
MAI
2013Sessão
21
No próximo fim de semana iremos gravar os vivos para a nossa reportagem sobre as pontes do Douro, junto à ponte em que cada grupo tem trabalhado. Seremos os representantes de cada ponte, vamos apresentá-la aos nossos telespetadores, dando a conhecer a sua história.
22
MAI
2013Sessão
20
Nesta sessão continuamos a desenhar as pontes do Rio Douro para o design do jogo multimédia das palavras, com a ajuda da artista plástica Manuela Carneiro.
20
MAI
2013Sessão
19
A produção de um jogo multimédia envolve muito trabalho de muitos profissionais. E envolve também muito empenho, curiosidade e criatividade. Coisas que não nos faltam!
16
MAI
2013Sessão
18
Nesta última sessão da oficina de som conseguimos gravar todos os sons que nos faltavam. Esta foi a sessão em que mais usámos os microfones: descobrimos que existem diferentes tipos de microfones adequados aos diversos sons que pretendemos gravar. Este conhecimento tornou muito mais fácil “mentir aos ouvidos”.
14
MAI
2013Sessão
17
Na primeira sessão dedicada ao jogo das palavras, sobre as pontes do rio Douro, aprendemos com o programador Miguel Vaz e com o técnico de som Tiago Ralha que a produção de um jogo envolve o trabalho de muitos profissionais. É o caso dos programadores, dos designers, dos produtores de conteúdos, dos técnicos de som e dos "beta testers", ou seja, as pessoas que testam o jogo.
18
ABR
2013Sessão
16
Na sessão passada, dedicada ao contexto social, cultural e político contemporâneo de cada ponte, a equipa da Memória Criativa lançou-nos alguns desafios: sermos investigadores e, convidando os nossos familiares a juntarem-se a nós, descobrirmos algumas características da época em que cada ponte sobre o Douro foi construída.
11
ABR
2013Sessão
15
Ao longo deste projeto temos sido investigadores, procurando obter informações sobre as pontes do Rio Douro. Através de diferentes atividades, como a visita à exposição "De Ponte em Ponte", o circuito de barco pelas pontes, a visita com a escola e com a família à Casa do Infante e ao Museu Nacional de Soares dos Reis, construímos o Bilhete de Identidade das pontes e descobrimos algumas caraterísticas da época em que foram construídas, ao nível da arte e da história da cidade.
04
ABR
2013Sessão
14
Conhecem o verbo refletir? Sabem o que significa? Pensar com calma e mais de uma vez sobre determinado assunto... Meditar... Esta sessão foi dedicada à reflexão sobre o projeto "De ponte em Ponte".
17
MAR
2013Sessão
13
Domingo de manhã no MNSR. Antes de mais cinco sentidos bem alerta para visitamos o museu, nos sentirmos em casa, e levarmos a memória de novas experiências. Como vivemos um património que é nosso? Um desafio, uma riqueza, uma experiência para vivermos em família e com os colegas.
14
MAR
2013Sessão
12
O Museu Nacional de Soares dos Reis situa-se no Palácio dos Carrancas, um edifício construído no final do século XVIII e início do XIX. Através da história do edifício e da história do museu, dos seus objetos e dos seus artistas, ficámos a conhecer um bocadinho do contexto social, histórico e artístico dos séculos XIX e XX, época em que a maioria das pontes do rio Douro entre o Porto e Gaia foi construída.
10
MAR
2013Sessão
11
Esta tarde de Domingo foi passada em família na Casa do Infante. Uma tarde em que, com os nossos pais, avós, irmãos e amigos, fomos reis e rainhas, infantes e infantas, aias e escudeiros. Viajámos até ao burgo medieval muralhado e observámos o rio Douro sem Pontes. Fomos museólogos e descobrimos as peças do museu através da atividade Inventarius. Curiosos?! Venham conhecer mais sobre esta tarde de convívio, descobertas, experiências e diversão!
07
MAR
2013Sessão
10
Durante a construção das pontes do Porto-Gaia foram encontrados diversos vestígios arqueológicos. No passado, a cidade do Porto vivia muito em função do rio, que estava sempre coberto de barcos devido ao intenso tráfego comercial. No transporte de mercadorias foram muitas as peças e objetos que ficaram perdidos no fundo do rio. Mas, graças ao trabalho dos arqueólogos, algumas são às vezes encontradas e recuperadas. Os fragmentos de objetos encontrados nas escavações arqueológicas servem de memória de outros tempos: do rio Douro, da sociedade, do comércio e das técnicas.
28
FEV
2013Sessão
9
Numa tarde de Inverno solarenga, partimos da escola de autocarro com destino ao Cais de Gaia. Aí esperava-nos o barco da Douro Azul que nos ia levar num cruzeiro pelo Rio Douro, para um melhor e diferente olhar sobre as pontes e as cidades que elas unem.
27
FEV
2013Sessão
8
Saímos da nossa escola em direcção à Escola Secundária Alexandre Herculano, onde nos esperava uma grande viagem pelo admirável mundo animal e pelo fascinante mundo da ciência.
22
FEV
2013Sessão
7
Quem projetou a Ponte de São João? Por que razão foi desativada a Ponte Maria Pia? Quantos anos comemora este ano a Ponte da Arrábida? Que acontecimento trágico marcou a história da Ponte das Barcas?
15
FEV
2013Sessão
6
Pontes... História... Património... Ciência... Engenharia... Estas são as áreas que estamos a trabalhar no projeto "De Ponte em Ponte". E qual será o resultado final? Uma reportagem sobre as pontes do Porto, muito conhecimento e... um jogo!
06
FEV
2013Sessão
5
Escrita, filmagens, entrevistas... A sessão anterior, dedicada ao jornalismo, deixou-nos com muita vontade de comunicar e desenvolveu ainda mais a atenção do nosso olhar sobre o que nos rodeia.
31
JAN
2013Sessão
4
Notícias, reportagens, entrevistas, filmagens... Esta sessão foi dedicada ao jornalismo. E porquê?, perguntamos nós muito curiosos, afinal de contas o projeto é sobre as pontes do Porto. Porque vamos fazer uma reportagem e realizar entrevistas!
25
JAN
2013Sessão
3
Chegados à Escola Secundária Alexandre Herculano, sede do agrupamento de Escola, os alunos da prof. Carla Silva, divididos em grupos de três, começaram a mergulhar na Exposição de Ponte em Ponte: mergulhar no rio Douro… deixar-se molhar…conhecer… implicar-se…interessar-se…questionar-se…é o nosso objetivo!
10
DEZ
2012Sessão
2
Esta foi a sessão de apresentação... a nossa e a da equipa da Memória Criativa! Diferentes fotografias, diferentes significados. As fotografias contam histórias e fazem-nos querer conhecer melhor as pessoas que nos rodeiam.
04
DEZ
2012Sessão
1
Depois de uma primeira reunião com a professora Carla Silva, a equipa da Memória Criativa reuniu-se com os encarregados de educação para apresentar o sub-projeto "De Ponte em Ponte".