Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Apresentação do noticiário na escola
14 Junho 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Marlene Rocha
Cátia Monteiro
Miguel Vaz
Durante o projeto de educação para os média da Memória Criativa, descobrimos a comunicação - pessoal e de massas - e o jornalismo impresso, radiofónico, televisivo e digital, visitámos instituições culturais e órgãos de comunicação da cidade do Porto, desconstruímos a publicidade e aprendemos a utilizar a Internet de forma segura. Em todas estas atividades reunimos muitas informações e, como os jornalistas, com elas produzimos notícias e reportagens que integramos num noticiário televisivo gravado no estúdio de televisão do Museu dos Transportes e Comunicações. Chegou o tão aguardado dia da apresentação pública do noticiário, no dia da festa de final do ano letivo da escola.

Ainda que o fim do ano letivo e a passagem para o 5º ano representem uma grande mudança e uma despedida que traz consigo uma grande saudade, também constituem um momento de grande alegria. Por isso o recreio da escola foi transformado numa festa, numa sala de espetáculos ao ar livre, com música, dança e até representações. O público não podia ser mais especial: pais, irmãos, amigos, avós e professores. Não faltou alegria e boa disposição.

Foi neste ambiente de festa que assistimos, com os professores e os nossos amigos e familiares, à apresentação em primeira mão do nosso noticiário. Era a primeira vez que nos estávamos a ver e a ouvir na televisão. Surpresa... Admiração... Timidez... Alegria... Que entusiasmo! Portámo-nos como verdadeiros jornalistas.

Mas as surpresas não ficaram por aqui. Foi-nos entregue o jornal "Informação Criativa" composto e impresso pelo tipógrafo Álvaro Pedreira, com todas as informações sobre as atividades que realizámos no âmbito do projeto de educação para os média. Agradecemos mais uma vez ao Sr. Álvaro pela tão importante participação neste projeto.

Além disso, a Memória Criativa ofereceu-nos um DVD de novas memórias. Memórias criadas ao longo do projeto e que podem ser recordadas folheando o álbum fotográfico digital com algumas fotografias tiradas ao longo do projeto e visionando, sozinhos, com a família ou com os amigos, o vídeo do noticiário. Mais uma recordação de um ano letivo tão preenchido!

Agradecemos à professora Luísa Esteves toda a disponibilidade, a colaboração e o envolvimento neste projeto. Agradecemos também a todos os parceiros e colaboradores que, com o seu conhecimento, disponibilidade, sensibilidade e alegria, contribuiram para o enriquecimento deste projeto e de todos nós.

Querem ver a nossa festa e a apresentação do noticiário? Vejam a galeria de fotografias.

< LISTA DE ACTIVIDADES