Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Museu dos Transportes e Comunicações: oficina de televisão
11 Junho 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu dos Transportes e Comunicações
Orientação
Marlene Rocha
Cátia Monteiro
Depois de tantos meses de trabalho enquanto jornalistas, chegou o momento por que tanto aguardávamos: a gravação do noticiário no estúdio de televisão da exposição Comunicar do Museu dos Transportes e Comunicações.

A caminho do estúdio de televisão, percorremos com a Cecília Amorim os corredores do Museu e descobrimos que, no passado, este edifício com mais de 150 anos de história funcionava como alfândega, o local onde eram fiscalizadas todas as mercadorias que entravam e saíam do país e onde se arrecadavam os seus direitos, impostos ou taxas. Os carris dos vagões que transportavam as mercadorias ainda existem e são vestígios desses tempos.

Chegados ao estúdio de televisão, deparámo-nos com uma sala cheia de holofotes, um plateau (ou palco, em português) composto por confortáveis sofás e cadeiras, quatro câmaras de filmar e uma plateia, tal como nos estúdios das estações televisivas. A Cecília mostrou-nos também a régie, o local onde se faz o controlo do som e da imagem de um programa de televisão, no fundo, a régie é o local onde o realizador rege o programa.

Depois de conhecermos o espaço, dividimos tarefas e fizemos um breve ensaio. Em seguida, cada um ocupou o seu posto - pivots nos sofás, operadores de imagem atrás das câmaras, realizadores e técnicos de som na régie, não esquecendo também os telepontos improvisados. Tudo pronto... Ouvimos "Está a gravar!" e apresentámos o nosso noticiário.

Costas direitas, postura correta, boa leitura, captação do melhor ângulo, regulação do som dos microfones e da luz... Gravar um programa de televisão envolve muito trabalho e muita responsabilidade, mas é também uma experiência muito divertida e entusiasmante. E a turma está de parabéns pela sua prestação jornalística tão profissional! Não percam as fotografias!

Também gostavam de fazer uma oficina de televisão ou de rádio? A oficina "Dentro da TV" está integrada na exposição permanente do Museu dos Transportes e Comunicações "Comunicar", que aborda a temática da comunicação nas suas várias formas, nomeadamente os cinco sentidos, a comunicação animal, a comunicação não verbal e a comunicação de massas. Pode ser visitada de terça a sexta das 10h-13h e das 14h-18h e aos sábados, domingos e feriados das 15h às 19h.

< LISTA DE ACTIVIDADES