Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Noticiário - Continuação da construção do cenário
15 Maio 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Manuela Carneiro
Na sessão passada começámos a construir o cenário do noticiário, produzindo uma narrativa visual das experiências que vivemos ao longo do projeto de educação para os média através da expressão artística.

Hoje continuamos o nosso trabalho, sempre com a ajuda da artista plástica Manuela Carneiro. Já que estamos a utilizar a técnica mista, que combina várias técnicas de expressão artística, como a pintura, o desenho e a colagem, dividimos tarefas. Enquanto uns recortavam os desenhos que fizemos na sessão passada, outros colavam, outros desenhavam e outros escolhiam as fotografias que tirámos ao longo do projeto para incluir no cenário. Foi um trabalho de equipa!

Já temos as nossas fotografias, desenhos de máquinas fotográficas, microfones, televisores, computadores, tablets, uma antena de rádio, um barco alusivo à navegação na Internet e até um autocarro, sim, o autocarro que nos transportou até ao Museu Nacional da Imprensa, ao Museu Nacional de Soares dos Reis, ao MediaLab e ao Porto Canal. Como vamos compor estes elementos de forma a que contem uma história?

Nós somos os protagonistas do projeto de educação para os média, portanto nós seremos a notícia principal, ou, como se diz em linguagem jornalística, a manchete do cenário. Inspirados pela primeira página do Jornal de Notícias colada na porta da sala de aula que noticia a visita da turma ao MediaLab, reproduzimos essa primeira página e colocámo-la no centro do papel cenário, rodeada por diversos microfones, como se estivéssemos numa conferência de imprensa. É a partir daqui que se desenrola a nossa história. Querem ver como compusemos os restantes elementos? Vejam as fotografias e não percam o noticiário final.

E se aos desenhos e recortes juntássemos palavras? Trabalhamos sempre com elas, já que estão quase sempre presentes na comunicação pessoal, na comunicação social, na publicidade... Que palavras associamos ao projeto de educação para os média? Internet, publicidade, jornalismo, comunicação, informação, património, museu... E Memória Criativa, claro!

O cenário do noticiário é ele próprio uma reportagem e nós somos os artistas repórteres que vivemos todos aqueles momentos e que em breve os partilhamos com os nossos espetadores.

< LISTA DE ACTIVIDADES