Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Início da produção do noticiário televisivo
17 Abril 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Marlene Rocha
Cátia Monteiro
Ao longo do projeto de educação para os média, temos sido jornalistas, fotógrafos, repórteres de imagem, publicitários e criativos. Temos vivido muitas experiências dentro e fora da sala de aula que davam boas notícias. Pois é isso mesmo que vamos fazer: um noticiário televisivo com notícias, entrevistas e reportagens relacionadas com o projeto e com as atividades que ele nos tem proporcionado.

Antes de mais, temos de perceber como se faz um noticiário. Com a ajuda da jornalista Cátia e de um excerto do Jornal da Tarde da RTP, percebemos que o noticiário é composto por pivots - texto de apresentação das peças ou reportagens lido pelo apresentador (pivot) -, peças e reportagens. Vamos recapitular o processo de produção de uma reportagem? O chefe de redação decide que acontecimentos vão ter cobertura mediática, o produtor faz os contactos e marca as entrevistas, o jornalista sai em reportagem com o repórter de imagem e no local do acontecimento recolhem imagens e informações e fazem entrevistas. De regresso à redação, o jornalista escreve o texto e o editor de imagem edita a reportagem, com a presença do jornalista.

Algumas fases de produção do noticiário já foram realizadas: em todas as sessões de Educação para os Média, na escola e nos museus, foi realizado o registo fílmico - já possuimos as imagens!

Nesta sessão, avançámos mais um pouco no nosso trabalho jornalístico: em conjunto, definimos as reportagens que gostariamos de incluir no noticiário. Este trabalho exigiu uma reflexão sobre o projeto e as atividades que nos tem proporcionado. Durante os últimos meses, contactámos com instituições culturais da cidade e nelas descobrimos novos mundos dentro do Porto, dando-os também a conhecer aos nossos familiares nas visitas em família aos museus. No Museu Nacional de Soares dos Reis conhecemos objetos de outros tempos e de outros lugares e comunicámos com eles. No Museu Nacional da Imprensa, viajámos pela história da imprensa, acompanhando o processo de produção de um livro e de um jornal, do século XVIII ao século XX. Depois desta viagem ao passado da imprensa, regressámos ao presente e descobrimos o jornalismo do século XXI, no MediaLab do Jornal de Notícias. Com o Jornal de Notícias, a Rádio Manobras, a RTP e o Porto Canal conhecemos as caraterísticas do jornalismo impresso, radiofónico e televisivo. Numa sessão na escola dedicada à internet, debatemos os usos que fazemos da tecnologia e aprendemos a usá-la de forma responsável e segura. Abordando também a comunicação persuasiva, desconstruímos a publicidade e as estratégias que usa para nos convencer, persuadir e sensibilizar.

Esta reflexão coletiva ajudou-nos a perceber que temos imensa matéria com verdadeiro interesse jornalístico. E que há ainda muito trabalho a desenvolver. As próximas sessões serão dedicadas à realização de entrevistas, à redação dos textos e à edição de imagem.

Para acompanharem todo o processo de produção do nosso noticiário, devem estar com atenção às próximas sessões!

< LISTA DE ACTIVIDADES