Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Publicitários por uma tarde
12 Abril 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Marlene Rocha
Cátia Monteiro


Depois de na sessão passada termos abordado a publicidade, aprendendo o que é, como funciona, onde é divulgada, quais os seus objetivos e as estratégias utilizadas para atingir esses objetivos, chegou o momento de sermos também nós publicitários.

Mas antes disso, tínhamos trabalhos para apresentar à turma e à equipa da Memória Criativa: a desconstrução de anúncios publicitários, averiguando qual a marca e o produto publicitados, qual o público-alvo do anúncio, quais as estratégias que usa para nos persuadir ou sensibilizar e que emoções nos transmite.

Sabem por que razão este exercício é importante? Para desenvolvermos o espírito crítico em relação à publicidade. Vivemos rodeados de anúncios, quando andamos na rua, quando entramos num estádio de futebol, quando ligamos a rádio ou a televisão, quando folheamos um jornal, quando navegamos na Internet. Por isso, temos de criar mecanismos para nos defendermos das estratégias da publicidade, uma tarefa que é facilitada se as conhecermos e se tivermos consciência dos seus objetivos.

Apresentadas as nossas conclusões, chegou o momento de criarmos o nosso próprio anúncio publicitário. Com imaginação e criatividade criámos um anúncio televisivo para o Parque da Pasteleira e anúncios para publicitar o Museu Nacional da Imprensa (MNI), o Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR) e o delicioso bolo de chocolate que comemos na sessão passada para publicar num jornal.

De sorriso nos lábios, trabalhando em equipa, desenhámos, pintámos, escrevemos textos, slogans e delineámos estratégias para convencer o nosso público-alvo a visitar o MNI, o MNSR, o Parque da Pasteleira e a comprar o bolo. Surgiram tantas ideias, estávamos muito entusiasmados!

Seguiu-se o momento de apresentarmos os anúncios à turma, com a ajuda de adereços muito especiais: colares, vestidos, perucas, óculos de sol... Deram mais cor e alegria às nossas representações. Vejam as fotos!

Precisávamos de mais tempo para preparar as apresentações, de forma a ficarem mais expressivas e profissionais, mas os textos pareciam escritos por verdadeiros publicitários!

Querem uma boa notícia? Filmámos tudo, para que todos possam ver o resultado do nosso trabalho enquanto publicitários, criativos e atores!

< LISTA DE ACTIVIDADES