Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Internet - Navegar em segurança e com responsabilidade
13 Março 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Cátia Monteiro
Miguel Vaz


Sendo este um projeto de educação para os média, é muito importante que falemos sobre a Internet e que debatamos o uso que fazemos dela. Usamos a Internet para nos informarmos e sobretudo para comunicarmos, por isso é fundamental que o façamos com segurança e responsabilidade.

Quem melhor do que o programador Miguel Vaz para nos falar sobre a Internet? Sabem o que faz um programador? Antes de mais, um programador gosta muito de computadores e está sempre a par das novas tecnologias. O seu trabalho consiste no desenvolvimento e na manutenção de programas, sites, aplicações informáticas e até jogos - como os que fizemos para este projeto, noutras escolas, como o Jogo da Memória. Foi o Miguel que desenvolveu o site da Memória Criativa. Sim, este mesmo!

Demos as boas-vindas ao Miguel e começámos por nos apresentar, com a ajuda do Tomé. Nome e a palavra que associamos à Internet. O Tomé andou de mão em mão e descobrimos que o que a turma mais associa à Internet é a pesquisa de informação e as redes sociais, em particular o facebook.

A Internet é uma rede mundial que liga pessoas, organizações, cidades, países e continentes. É um lugar onde podemos falar com gente de todo o mundo, aprender coisas sobre determinados assuntos e passar momentos divertidos. Mas, para podermos beneficiar de todas as vantagens da Internet, devemos utilizá-la em segurança e com responsabilidade.

Há regras básicas que devem definir o nosso comportamento na Internet. Desde logo, devemos respeitar os outros, sejam conhecidos ou desconhecidos. Isto aplica-se à vida virtual e à vida real. A Cátia e o Miguel lançaram-nos um desafio: construir um quadro com os comportamentos corretos e incorretos na internet (vejam as fotos!).

Acham que podemos adicionar um colega de escola no facebook? Devemos ter Antivírus, firewall e antispyware atualizados? Acham que não devemos revelar os nossos dados pessoais nas redes sociais? Acham que não devemos marcar encontros com pessoas que só "conhecemos" da Internet? Devemos desligar o telemóvel nas aulas, nos cinemas, museus ou outros locais onde o seu uso é proibido? Devemos identificar sempre a fonte ou o autor de uma citação ou de uma imagem? Se responderam "Sim" a todas as perguntas então é porque utilizam a Internet de forma segura e responsável. E assim devem continuar.

Esta sessão terminou com teatro. Divididos em grupos de quatro fizemos representações alusivas ao tema da Internet segura. Uma forma especial de debatermos assuntos sérios com diversão. O resultado? Alunos que usam o telemóvel nas aulas... Jovens que marcam encontros pela Internet com pessoas que acreditam ser famosas... Um computador atacado por um vírus defendido por um anti-vírus e uma firewall... Bem, estas peças de teatro são imperdíveis, o melhor mesmo é verem as fotografias e os vídeos!

< LISTA DE ACTIVIDADES