Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Porto Canal - Visita aos bastidores da televisão
06 Março 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Porto Canal
Orientação
Hélder Teixeira


Nas sessões anteriores, à conversa com profissionais da RTP, descobrimos o jornalismo televisivo, nomeadamente a importância da imagem enquanto contadora de histórias. Nós próprios seremos contadores de histórias para televisão, já que vamos produzir um noticiário televisivo.

Mas como é que se produz um noticiário? Que funções temos de desempenhar? Como é um estúdio de televisão? Fomos encontrar as respostas a estas e outras perguntas no Porto Canal, onde o produtor Hélder Teixeira nos guiou numa visita aos bastidores da televisão.

A televisão é muitas vezes apelidada de "caixa mágica". Mas para chegar às nossas casas, envolve muito mais do que magia; envolve muito trabalho e a dedicação de muitos profissionais.

Começámos por conhecer a sala de caraterização. Aqui, os jornalistas, apresentadores e convidados dos programas são maquilhados. Assim a televisão o exige, de forma a que o brilho da nossa pele, realçado pelas luzes do estúdio, não seja visível. Descoberto este "segredo", seguimos até aos estúdios. No estúdio da informação aprendemos qual a postura corporal correta que o pivot deve assumir e conhecemos os profissionais e o equipamento que o auxiliam na transmissão da informação: o produtor que está na régie (já falaremos da régie mais adiante) a dar indicações, que o pivot recebe através de um auricular, e o teleponto. A Cátia já nos tinha falado do teleponto, mas desta vez vimos mesmo um e em funcionamento! Sabem o que é? É um dispositivo que permite a leitura de um texto sem retirar os olhos da câmara, através da projeção desse texto para um vidro colocado mesmo em frente da objetiva da câmara. Em casa ninguém nota!

Logo ali ao lado estão os estúdios onde são gravados os programas de entretenimento, como o "Territórios" e o "Consultório". Mudam-se os programas, mudam-se os cenários. São constituídos por painéis amovíveis, por isso, fáceis de substituir. No entanto, confidenciou-nos o Hélder Teixeira, o tempo dos intervalos passa demasiado depressa para quem tem de fazer estas mudanças.

Seguiu-se a sala da produção, onde trabalham os profissionais responsáveis por, entre muitas outras coisas, estabelecer todos os contactos necessários para se fazer um programa - fontes, entrevistados, patrocinadores.

A visita estava quase a terminar, mas faltava-nos conhecer um lugar muito especial - a régie! A régie é o local onde se faz o controlo técnico de uma emissão de televisão. Aqui trabalham o realizador, o anotador, o sonoplasta e o produtor. Todos estes profissionais são indispensáveis para que os programas cheguem às nossas casas.

Hoje desvendámos alguns segredos da televisão e ficámos ainda mais preparados para assumirmos o papel de repórteres, editores de imagem e pivots no nosso noticiário.

< LISTA DE ACTIVIDADES