Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Sábado, em família, no Museu Nacional da Imprensa
23 Fevereiro 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu Nacional da Imprensa
Orientação
Vânia Meleiro


Numa tarde fria de Sábado, foi com agrado que, em família, viajámos pela história da imprensa e nos tornámos tipógrafos por umas horas. Juntos, arregaçámos as mangas e experimentámos antigas técnicas de impressão manual em prelos e minervas, experiência que nos transpôs para a época onde as tipografias ainda eram locais repletos de calor humano.

Iniciámos a visita lentamente, relembrando o encontro passado e introduzindo as Famílias no mundo da Imprensa. Para tal, tivemos a fantástica ajuda do João e da Rafaela, que explicaram o aparecimento daquela que foi uma das maiores revoluções da História!

Entretanto, o nosso grupo foi aumentando, com a chegada de outras Famílias que visitavam nesse dia o Museu. A partilha de ideias e experiências entre todos foi um dos pontos altos desta visita!

Começámos a visita no século XV, explorando o aparecimento dos tipos móveis e a composição manual dos textos. Depois, graças à magia dos museus, avançámos 400 anos e "aterrámos" em plena Revolução Industrial. Por momentos, viajámos até à redacção do jornal americano "New York Tribune" e desvendámos os mistérios da fantástica máquina de composição mecânica "Linotype", fruto do génio alemão Ottmar Mergenthaler.

Mas não ficámos por aqui! O Museu Nacional da Imprensa privilegia muito a componente prática das suas visitas pelo que, após estas conversas, fomos experimentar e manusear algumas das máquinas de impressão expostas. Sendo um dia especial foi-nos preparada uma gravura especial, fazendo alusão à nossa visita e ao nosso projeto: "Em Família, no Museu. Memória Criativa".

Depois de muitas impressões houve, ainda, tempo e curiosidade, para vermos os moldes em chumbo utilizados em dois importantes jornais portugueses, "Jornal de Notícias" e "O Comércio do Porto" e a enorme rotativa, doada pelo jornal "O Diário do Minho", de Braga!

Foi uma tarde muito divertida e interessante!

< LISTA DE ACTIVIDADES