Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
A escola vai ao MediaLab do Jornal de Notícias
14 Fevereiro 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Media Lab - Jornal de Notícias
Orientação
Daniela Teixeira
Depois de uma viagem pela História da imprensa no Museu Nacional da Imprensa, regressámos ao presente para conhecer a imprensa dos dias de hoje. E qual o melhor local para isso? O Jornal de Notícias, pois claro, um marco do jornalismo portuense e do jornalismo nacional.

Quando chegámos ao MediaLab vestimos uns coletes, tal e qual os dos jornalistas. Agora sim, estamos preparados para esta aventura jornalística! Mas hoje não viemos só nós, trouxemos connosco os colegas e professoras do 3º ano.

Começámos por ver um filme sobre o JN. Quantos anos tem este diário? Ora, se estamos em 2013 e o jornal foi inaugurado em 1888... Isso dá 124 anos! 124 anos de notícias e de reportagens sobre os acontecimentos que marcam a atualidade da cidade do Porto, do país e do mundo.

E como seriam as primeiras edições do jornal? Já passaram tantos anos, tanta coisa mudou, deviam ser bem diferentes! De facto eram! Pudemos comparar uma edição de 1888 com uma edição do dia de hoje e apercebemo-nos rapidamente das diferenças. O JN atual tem cor, é muito mais pequeno (tem um formato tablóide), tem fotografias e muito menos texto. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, mudam-se os leitores, muda-se o jornalismo. Vivemos numa sociedade mais veloz, que privilegia o imediatismo e a imagem.

Nas sessões anteriores da Memória Criativa falámos sobre as características do jornalismo e sobre o trabalho dos jornalistas. Mas... Como será o local onde os jornalistas trabalham? A sala de trabalho dos jornalistas chama-se redação porque é lá que eles redigem as notícias. "A redação do JN é tão grande!", ficámos admirados! Trabalham lá muitos jornalistas, divididos por editorias. Sabem o que são as editorias? São temas, como o desporto, a política e a cultura, por exemplo.

Ora, se já conhecemos o JN e se já sabemos como funciona uma redação, só falta sermos nós também jornalistas. Jornalistas? Mas vamos escrever para o jornal? Vamos produzir o nosso próprio jornal! Que título lhe vamos dar? Jornal da Pasteleira... Jornal Júnior... "Por que não juntamos os dois?" - sugeriram as professoras. "Júnior Pasteleira", temos o nosso título!

E que notícias vamos lá colocar? Temos feito muitas atividades que saem da nossa rotina e, logo, com um grande potencial de notícia. A visita à Quinta Pedagógica de Serralves, a festa de Carnaval da escola e a visita ao Museu Nacional da Imprensa foram os acontecimentos que noticiámos. Com a ajuda das formadoras do MediaLab, o nosso jornal rapidamente ficou pronto. Querem ver como ficou? Vejam a galeria! Ah! E a nossa fotografia sai no jornal de amanhã!

< LISTA DE ACTIVIDADES