Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
A Rádio Manobras vai à escola - Gravação de peças e entrevistas
06 Fevereiro 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Rádio Manobras
Orientação
Alexandra Novo
Filipa Mora
Jorge Guimarães


Ainda nem passou uma semana desde que a Filipa, o Jorge e a Alexandra da Rádio Manobras estiveram na escola e já estávamos com saudades. Esperávamos ansiosamente por gravar as notícias e entrevistas que preparámos nas sessões anteriores.

Eis que chegam, carregados com malas cheias de surpresas! Microfones, computadores, auscultadores... Um verdadeiro estúdio de rádio portátil! Até maçãs trouxeram! Sabem porquê? Porque as maçãs são ótimas para a voz.

Começámos com exercícios de relaxamento. Alongámos o corpo e preparámos a voz. Em rádio, a voz é o nosso instrumento de trabalho. É preciosa!

Revimos os nossos textos e adaptámos a linguagem. Escrever para rádio é escrever para o ouvido e também para a imaginação. Afinal de contas, quando ouvimos rádio imaginamos o que nos é dito, entramos nas "estórias", conversamos com os seus protagonistas, imaginamos os seus ambientes. A rádio é feita para os ouvintes, muitos ou poucos, de vários pontos do país, com percursos de vida muito diversos. A missão de quem trabalha em rádio é comunicar com todos eles, informá-los e entretê-los. Por isso, a linguagem deve ser simples, sem nunca esquecer os 3 C's - clara, correta e concisa!

Textos preparados, voz preparada, postura correta... Estamos prontos para gravar! Segurámos no microfone e, com toda a confiança, apresentámos os nossos programas. Lemos os nossos textos, fizemos perguntas enquanto entrevistadores e respondemos enquanto entrevistados. Mas que bela experiência!

Vamos guardar este momento na nossa memória, mas ainda assim quisemos registá-lo em fotografias bem divertidas. Vejam a galeria!



< LISTA DE ACTIVIDADES