Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
A Rádio Manobras vai à Escola
01 Fevereiro 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Rádio Manobras
Orientação
Alexandra Novo
Filipa Mora
Jorge Guimarães


Som, imaginação, voz, silêncio... Bem-vindos ao fascinante mundo da rádio. Um mundo repleto de História e de "estórias", de sonoridades, de música, de palavras, de tecnologia, de pessoas. As pessoas que a ouvem e as pessoas que a fazem. Como a Filipa, jornalista, a Alexandra, produtora, e o Jorge, sonoplasta. Todos da Rádio Manobras, uma rádio do Porto feita pela comunidade e para a comunidade.

Em rádio as histórias são contadas com a voz, com o som e até com o corpo. Com o corpo?! Sim, são tantos os cuidados a ter para termos uma boa voz e uma boa dicção! Temos antes de mais de aprender a respirar! Inspirar, enchendo o abdómen de ar, expirar... Depois, relaxar e endireitar o corpo. Fizemos muitos exercícios, quase como numa sessão de ioga!

Agora, já relaxados e com uma boa postura, fizemos um novo exercício: ler em voz alta vários trava-línguas. "A sábia não sabia que o sábio sabia que a sábia sabia". Parece-vos fácil? Tentem ler mais depressa!

Já percebemos que há certas palavras ou frases difíceis de pronunciar. Imaginem como serão também difíceis de perceber! Por isso, a escrita para rádio tem algumas exigências. Escrever para rádio é escrever para o ouvido, portanto os textos devem ser claros, corretos e concisos! 3C's! É fácil memorizar! Para além disso, devemos evitar o uso de pronomes pessoais e de cacofonias. Caco...quê? Cacofonia é o nome que se dá a sons desagradáveis ao ouvido formados muitas vezes pela combinação do final de uma palavra com o início da seguinte. Como "ela tinha", pode ser percebido como "a latinha".

Agora que já sabemos escrever e ler para rádio, vamos conhecê-la um pouco melhor. Com a ajuda do Jorge, sonoplasta e historiador. Sabiam que a primeira emissão de rádio aconteceu no início do século XX? A rádio tem mais de cem anos! E que a tecnologia necessária para se fazer e transmitir rádio tem evoluído muito ao longo dos anos? Em tempos para se ouvir rádio era necessário termos conhecimentos de eletricidade e até de física! Agora basta carregarmos num botão. E sabem como é que a rádio chega até nossa casa ou até ao nosso carro? É um processo de transmissão de ondas entre o estúdio de rádio, uma antena e o nosso aparelho de rádio. Isto assim muito resumidamente!

Na próxima sessão com a Rádio Manobras vamos pôr em prática o que aprendemos, com a escrita, locução e edição de peças. Fiquem atentos!

< LISTA DE ACTIVIDADES