Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Jornalismo - O ofício de contar histórias verdadeiras
28 Janeiro 2013
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Cátia Monteiro


Informação, notícias, reportagens, entrevistas... Esta sessão foi dedicada ao jornalismo.

Na sessão anterior, a equipa da Memória Criativa lançou-nos um desafio: apurar o nosso "faro jornalístico" e trazer para a próxima sessão uma notícia que tenha despertado a nossa atenção. Assim fizemos! Iniciámos esta sessão com a apresentação de notícias. Para isso recorremos à comunicação oral, à comunicação escrita e até à comunicação pelo desenho. Mesmo sem nos apercebermos fizemos verdadeiras infografias! Ah, sabem o que é uma infografia? É a apresentação de informação com recurso a gráficos (desenhos, diagramas, fotografias, mapas). Às vezes é mais fácil comunicar a informação pela imagem do que pela palavra.

Mas, afinal, por que será tão importante conhecermos e debatermos o jornalismo? Por que será o jornalismo tão relevante? Porque nos informa, nos forma e nos entretém. É através dos meios de comunicação que sabemos o que se passa no mundo e que conhecemos o que nos rodeia.

Quais são as características do jornalismo? Factos, fontes, imparcialidade, isenção... Tantas palavras novas! O que será que significam? Fomos ver ao dicionário e, juntando tudo, descobrimos que o jornalismo é uma atividade profissional que relata factos, ou seja acontecimentos reais, sempre com imparcialidade e isenção, ou seja sem que o jornalista dê a sua opinião ou tome partido de ideias ou pessoas.
E como descobrem os jornalistas as notícias? Terão um faro assim tão apurado que lhes permite descobrir tudo o que se passa no mundo? Hmmm... Têm fontes, isto é, pessoas que lhes prestam informações. As fontes podem ser testemunhas ou protagonistas dos acontecimentos.

Para conhecermos melhor o trabalho de um jornalista vimos um episódio do famoso rato jornalista Geronimo Stilton. Através dele, descobrimos que os jornalistas são curiosos e aventureiros e estão sempre prontos a desvendar mistérios que possam ser noticiados.

Por falar em noticiar... Vamos escrever uma notícia? Sem esquecer a regra da pirâmide invertida! Como?! Uma pirâmide a fazer o pino?! Mais ou menos... A pirâmide invertida é o nome que se dá à estrutura de uma notícia de um jornal. Ordena a informação de acordo com a ordem decrescente de importância, por isso os factos mais importantes aparecem no lead, o primeiro parágrafo. O lead deve responder as perguntas: o quê (o que aconteceu)?, quem?, quando?, onde?, como? e porquê?, de forma a que o leitor só através deste parágrafo fique a saber o que aconteceu.

Divididos em grupos, escrevemos uma notícia sobre a aventura de Geronimo Stilton em busca do mistério do mapa do tesouro e fizemos entrevistas ao Geronimo e à senhora Siwel, uma personagem cheia de histórias para contar. Querem ver os nossos trabalhos? Fiquem atentos às próximas sessões...

< LISTA DE ACTIVIDADES