Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Apresentação: "Educação para os Média"
07 Dezembro 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Marlene Rocha
Cátia Monteiro
Pedro Furão


Com a ajuda do Tomé, apresentámo-nos. E com a ajuda da fotografia descobrimos histórias e sentimentos sobre nós e sobre os outros.

Que histórias podem ser contadas através de uma fotografia? Que pessoas estão nela representadas? Que emoções transmitem? Alegria, nostalgia, tranquilidade?

As fotografias são narrativas sem recurso a palavras, captam acontecimentos, pessoas, lugares, épocas, sentimentos. Através delas podemos recordar momentos e conhecer melhor os outros. Isto requer, porém, que entremos dentro delas e, como detetives com observação atenta, partamos em busca de pistas.

E foi isso mesmo que fizemos. Cada um levou uma fotografia com significado especial: a primeira fotografia que nos foi tirada, uma fotografia de uma festa de família, de um passeio, de momentos divertidos - em algumas estávamos tão bem disfarçados de outras personagens que mal nos reconheciam! A partir da observação da foto de cada um de nós, a turma tentou decifrar as histórias escondidas, os gostos e os interesses da pessoa representada. No final, o seu dono confirmou as descobertas e revelou mais informações. Foi assim que iniciámos o conhecimento acerca uns dos outros que, cremos, crescerá ao longo do projecto.

Seguiu-se o momento de falarmos sobre a Educação para os Média. Um projeto cheio de desafios, que nos propõe o consumo de informação, a discussão da atualidade, a redação de notícias, a desconstrução da publicidade, a utilização da internet de forma responsável, o conhecimento mais aprofundado da cidade, das instituições culturais e do seu património.

Assim, durante os próximos meses vamos vestir a pele de jornalistas, investigadores, fotojornalistas, editores, repórteres de imagem e publicitários. Para isso contamos com a ajuda de profissionais da informação e da comunicação que nos vão ensinar, entre muitas outras coisas, a redigir notícias, a entrevistar, a filmar, a fotografar e a elaborar anúncios publicitários. Enfim, tudo o que precisamos de saber para fazermos um jornal ou um noticiário de rádio ou de televisão, com direito a um espaço publicitário em que divulgamos a cidade do Porto.

Preparados para apurar o "faro jornalístico"?

< LISTA DE ACTIVIDADES