ACTIVIDADES
A Memória Criativa propôs à turma do 4º ano da EB1JI da Pasteleira a produção de um noticiário televisivo, tendo como ponto de partida o projeto de Educação para os Média e a sua relação com as artes, a cultura e o património do Porto.
Para chegar a este resultado, os alunos percorreram um longo percurso, repleto de trabalho, de descobertas e de encontros com profissionais da comunicação e do jornalismo, da museologia, da gestão do património e da multimédia.
Durante o projeto de educação para os média da Memória Criativa, descobrimos a comunicação - pessoal e de massas - e o jornalismo impresso, radiofónico, televisivo e digital, visitámos instituições culturais e órgãos de comunicação da cidade do Porto, desconstruímos a publicidade e aprendemos a utilizar a Internet de forma segura. Em todas estas atividades reunimos muitas informações e, como os jornalistas, com elas produzimos notícias e reportagens que integramos num noticiário televisivo gravado no estúdio de televisão do Museu dos Transportes e Comunicações. Chegou o tão aguardado dia da apresentação pública do noticiário, no dia da festa de final do ano letivo da escola.
Depois de tantos meses de trabalho enquanto jornalistas, chegou o momento por que tanto aguardávamos: a gravação do noticiário no estúdio de televisão da exposição Comunicar do Museu dos Transportes e Comunicações.
A professora Luísa Esteves e os alunos prepararam e realizaram entrevistas de personalidade aos profissionais que colaboraram no projeto de educação para os média para integrar no noticiário final.
Entrevistar é conversar, perguntar, conhecer. No caso da entrevista de personalidade, é uma aproximação ao outro, que desvenda um pouco da sua vida, da sua profissão, das suas ideias, convicções e modo de ser.
Na sessão passada começámos a construir o cenário do noticiário, produzindo uma narrativa visual das experiências que vivemos ao longo do projeto de educação para os média através da expressão artística.
Nas primeiras sessões do projeto de educação para os média relembramos que é possível comunicar de várias formas e que temos diversas ferramentas ao nosso dispor para comunicar.
Nesta sessão continuamos a preparar o noticiário, produto final do projeto de Educação para os Média.
"Educação para os Média - os Média, a Arte e o Património da Cidade do Porto" - assim se chama o projeto da Memória Criativa em desenvolvimento com a nossa turma. O projeto interliga a comunicação humana e os meios de comunicação social com a cidade do Porto e o seu património.
Ao longo do projeto de educação para os média, temos sido jornalistas, fotógrafos, repórteres de imagem, publicitários e criativos. Temos vivido muitas experiências dentro e fora da sala de aula que davam boas notícias. Pois é isso mesmo que vamos fazer: um noticiário televisivo com notícias, entrevistas e reportagens relacionadas com o projeto e com as atividades que ele nos tem proporcionado.
Depois de na sessão passada termos abordado a publicidade, aprendendo o que é, como funciona, onde é divulgada, quais os seus objetivos e as estratégias utilizadas para atingir esses objetivos, chegou o momento de sermos também nós publicitários.
Ao longo deste projeto de educação para os média temos trabalhado a comunicação. A comunicação com o outro, com os objetos e com as massas. Já trabalhámos a comunicação informativa , ou seja, o jornalismo, por isso chegou o momento de abordarmos a comunicação de caráter persuasivo - a publicidade.
Sendo este um projeto de educação para os média, é muito importante que falemos sobre a Internet e que debatamos o uso que fazemos dela. Usamos a Internet para nos informarmos e sobretudo para comunicarmos, por isso é fundamental que o façamos com segurança e responsabilidade.
Nas sessões anteriores, à conversa com profissionais da RTP, descobrimos o jornalismo televisivo, nomeadamente a importância da imagem enquanto contadora de histórias. Nós próprios seremos contadores de histórias para televisão, já que vamos produzir um noticiário televisivo.
Na manhã solarenga e quentinha de domingo 3 de Março, encontramo-nos à porta do Museu Nacional de Soares dos Reis, um edifício "fantástico", dissemos nós, com uma longa História e muitas histórias para contar.
Já tínhamos recebido na escola a visita da Paula Azeredo do Museu Nacional de Soares dos Reis, com quem descobrimos que os objetos têm muito para nos contar se metermos conversa com eles, (basta darmos-lhes muita atenção e começar a perguntar acerca da sua vida… como se faz quando queremos conhecer alguém! ) e eis que chegou o dia de visitarmos o museu.
Numa tarde fria de Sábado, foi com agrado que, em família, viajámos pela história da imprensa e nos tornámos tipógrafos por umas horas. Juntos, arregaçámos as mangas e experimentámos antigas técnicas de impressão manual em prelos e minervas, experiência que nos transpôs para a época onde as tipografias ainda eram locais repletos de calor humano.
Hoje recebemos a visita tão especial de três contadores de histórias. Histórias verdadeiras, claro. Contam-nas de diferentes formas, mas essas formas são sempre complementares. O trabalho de um só é possível com o trabalho dos outros.
Depois de uma viagem pela História da imprensa no Museu Nacional da Imprensa, regressámos ao presente para conhecer a imprensa dos dias de hoje. E qual o melhor local para isso? O Jornal de Notícias, pois claro, um marco do jornalismo portuense e do jornalismo nacional.
Depois de, nas sessões anteriores, falarmos sobre as características da imprensa e da redação noticiosa para os jornais, chegou o momento de conhecermos a sua História.
Disfarces, cor, confetis e sorrisos... Foi em clima de festa proporcionado pelo Carnaval que chegámos ao Museu Nacional da Imprensa. E, curiosamente, entre nós estava um príncipe que parecia o Gutenberg!
Hoje recebemos uma visita especial. O jornalista da RTP Luís Miguel Loureiro veio à escola falar connosco sobre o seu percurso e a sua profissão que, segundo ele, tem tanto de exigente como de apaixonante.
Ainda nem passou uma semana desde que a Filipa, o Jorge e a Alexandra da Rádio Manobras estiveram na escola e já estávamos com saudades. Esperávamos ansiosamente por gravar as notícias e entrevistas que preparámos nas sessões anteriores.
Som, imaginação, voz, silêncio... Bem-vindos ao fascinante mundo da rádio. Um mundo repleto de História e de "estórias", de sonoridades, de música, de palavras, de tecnologia, de pessoas. As pessoas que a ouvem e as pessoas que a fazem. Como a Filipa, jornalista, a Alexandra, produtora, e o Jorge, sonoplasta. Todos da Rádio Manobras, uma rádio do Porto feita pela comunidade e para a comunidade.
Informação, notícias, reportagens, entrevistas... Esta sessão foi dedicada ao jornalismo.
Comunicação com os objetos... Comunicação com o outro... Comunicação pela expressão artística... Comunicação pelos sentidos... Comunicação de massas... Nesta sessão fomos verdadeiros comunicadores!
Museus… Arte… Objetos… Comunicação… Será que os objetos comunicam? E as obras de arte? Que histórias terão para contar? O que poderão dizer sobre nós os nossos objetos pessoais?
Com a ajuda do Tomé, apresentámo-nos. E com a ajuda da fotografia descobrimos histórias e sentimentos sobre nós e sobre os outros.
Após a apresentação do projeto Memória Criativa à professora Luísa Esteves, a equipa da Memória Criativa reuniu-se com os encarregados de educação para apresentar o sub-projeto de educação para os média.