Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na escola - A despedida
14 Junho 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Marlene Rocha
Fotografias
Videos
Fazer o vosso livro de curso era o principal objetivo deste projeto.
O resultado é importante, mas ainda mais importante é o percurso que realizamos para o alcançar.

Aprendemos, conhecemos, criámos laços.

Partilhámos tanto uns com os outros... Falámo-vos das nossas profissões e mostrámo-vos um pouco de quem somos, levámos-vos a conhecer um pouco mais a cidade do Porto. A nós, vocês ofereceram-nos as vossas melodias, contaram-nos histórias bonitas e caricatas, do primeiro dia de aulas, dos castigos, das partidas, das amizades. Mostraram-nos a vossa família, o vosso talento, os vossos afetos e abriram a caixinha dos vossos sonhos. Fizeram entrevistas, filmaram, fotografaram, construiram as páginas do vosso livro de curso.

Preparámo-vos para a construção do livro abordando temas como o Poder da Imagem, o Retrato e o Autorretrato e o Livro de Autor. Essa abordagem, efetuada em sala de aula e nas visitas que juntos realizámos aos museus - Centro Português de Fotografia, Museu Nacional da imprensa e Museu Nacional de Soares dos Reis -, permitiu a exploração dos cinco sentidos e da vossa imaginação, a reflexão sobre o vosso percurso escolar e ainda o contacto com o património artístico da cidade. Agradecemos aos nossos parceiros o excelente contributo dado a este projecto.
Agradecemos também aos nossos colaboradores - Fátima Silva, Manuela Carneiro, Márcia Fernandes, Paulo Moreira e Preciosa - o compromisso e o empenho.

Agradecemos ao professor Carlos Maia o empenho e dedicação neste projeto, que é de todos nós, por ter sido um elo tão importante na nossa relação com os alunos e com os seus familiares e por ter impulsionado tantas atividades que enriqueceram ainda mais o livro de curso.

Aos pais e familiares pelo envolvimento, pelas entrevistas que realizaram com os vossos filhos, netos, irmãos, por permitirem que esse momento intimista fosse partilhado connosco e, através do livro digital, com todos os que participaram neste projeto.

Aos alunos... Obrigada por terem sido sempre tão participativos, pela curiosidade, pelo brilho no olhar, por quererem saber sempre mais, por nos darem a vossa música, por nos receberem sempre de braços abertos prontos para um abraço, pela vossa amizade, por terem partilhado connosco pequenos pedaços das vossas vidas.

O futuro pertence-vos. Por isso, temos confiança num futuro melhor, mais justo e, graças à vossa sensibilidade e criatividade, mais belo.

Sejam felizes!

< LISTA DE ACTIVIDADES