Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na escola - Inauguração da Exposição "De Ponte em Ponte"
01 Junho 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu Nacional de Soares dos Reis
Orientação
Paula Azeredo
Desde 1 de Junho, Dia da Criança, até 17 de Julho a Exposição itinerante "De Ponte em Ponte" esteve patente no Conservatório de Música do Porto.

A exposição celebra a importância histórica e a excelência do conjunto de pontes construídas para atravessar o Rio Douro entre o Porto e Gaia. Os painéis e fotografias que constituem a exposição apresentam textos e imagens de objectos arqueológicos, pinturas, manuscritos, desenhos, gravuras, fotografia... que nos permitem viajar no tempo e contextualizar diversos aspectos deste património único no mundo.

No dia da abertura da exposição a turma envolvida no projeto Memória Criativa foi convidada a aprender o jogo que acompanha a exposição formando duas equipas e jogando-o. Aqui jogar significa aprender a identificar caraterísticas das pontes e dados da sua história, respondendo a questões que só a observação atenta da exposição permite resolver. O jogo implica ainda treinar o desenho como registo básico da capacidade de comunicação. No seu decurso a estratégia do jogo convida ao exercício do funcionamento em equipa.
O jogo "de ponte em ponte" permitiu, mais uma vez, uma aprendizagem dinâmica que entusiasmou os alunos a descobrir aspectos da exposição e a contactar, de forma divertida e inesperada, com o património da sua cidade.

Finalmente deixámos um último desafio: a experiência do viajar "cá dentro" e tomar consciência de aspetos que o património só revela quando paramos para o visitar e apreciar "ao vivo". Para apoiar essa atividade os alunos receberam os Guiões De Ponte em Ponte: um guião para os adultos, mais informativo e outro para as crianças, mais interativo, sugerindo um percurso ao longo da margem do Rio Douro, pouco mais do que da Ribeira até à foz, a fim de visitarem as pontes com as suas famílias, e realizarem as tarefas aí propostas.

< LISTA DE ACTIVIDADES