Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na escola - Pequenos fazedores de livros
16 Maio 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Marlene Rocha
Manuela Carneiro
Preciosa Afonso
Dentro de nós habitam pequenas histórias, feitas de palavras e imagens.
O desafio desta sessão era que saíssem cá para fora!

Finalizado o rascunho do nossa página individual do livro de curso estava mais que na altura de a concretizarmos. Com a ajuda da Manuela, artista plástica, ficámos a conhecer as diferentes técnicas de representação plástica que podemos utilizar para nos autorretratar, pois um retrato pode ser feito de muitas maneiras. Podemos desenhar, fotografar ou ainda dar-lhes vida através do volume. Entre tintas, papéis de parede, clips, flores, tecidos, missangas e botões, descobrimos tudo isso e muito mais. Fizemos experiências e... descobertas.

Absorvidos pelo mundo de materiais e cores que invadiram a nossa sala e a transformaram num mini ateliê, explorámos o retrato sobre várias perspetivas. Era fulcral usar o material certo para o que queríamos, evitando assim eventuais desperdícios. Toda uma representação plástica conseguida pela união e/ou sobreposição de distintos materiais, nas vertentes bi e tridimensionais.

Em torno da nossa construção identitária, contámos ainda com a colaboração da Preciosa, designer de moda, que nos proporciou a experiência de vestirmos a pele de outras personagens. Experimentámos vestidos, calças, camisolas, colares. Vivências de outros tempos, épocas, países...

Que personagens gostariam de encarnar? Acima de tudo, o mais importante é vestirmos roupas que nos fazem felizes.

O nosso autorretrato reflete o nosso universo, a forma como nós nos vemos e nos queremos recordar para todo o sempre, pelo que acreditamos que daqui sairão verdadeiras obras de arte. Não acreditam? Vejam as fotografias e o vídeo da sessão.

< LISTA DE ACTIVIDADES