Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na escola - Quero saber mais sobre ti: entrevistas em família
04 Maio 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Marlene Rocha
Cátia Monteiro
Joana Vieira


Final de tarde fria e chuvosa. No interior do Conservatório de Música do Porto, uma sala quentinha e acolhedora aguardava, pacientemente, a chegada de momentos de partilha, de ternura e emoção.

Acompanham-nos desde o primeiro dia e nós contámos sempre com eles, mas será que sabemos tudo uns sobre os outros? O que queremos conhecer mais sobre a nossa família? E o que será que eles gostavam de saber sobre nós? Com a câmara de filmar a postos e perguntas previamente pensadas, tornámo-nos entrevistadores e entrevistados.

Aos pais, aos avós e aos irmãos perguntámos por que escolheram a sua profissão, qual o momento passado na escola que mais os marcou pela positiva e pela negativa, se eram bons alunos e tinham boas notas, como eram os seus professores, qual o pior castigo que tiveram, qual a melhor acção que fizeram por um colega, quais os seus passatempos e quem foram os seus melhores amigos.

De nós, os nossos familiares quiseram saber como é a nossa relação com os professores e com os colegas, por que escolhemos o instrumento que tocamos, qual a melhor e a pior coisa que fizemos a um colega, o que mudou na nossa personalidade ao longo da escola primária, o que queremos fazer quando formos grandes e quais os nossos sonhos.

Refletindo sobre estas questões, sobre quem somos, o que queremos e do que gostamos começamos a construir mentalmente as páginas do nosso livro de curso. Páginas protagonizadas por nós e pelas pessoas, sentimentos e objetos que ajudam a criar a nossa essência.

< LISTA DE ACTIVIDADES