Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na escola - Livro de Curso
24 Abril 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Marlene Rocha
Joana Vieira
O que queremos ver refletido no nosso livro de curso?
Dedicatórias, fotografias de família, travessuras coletivas... sugestões não faltaram!

Acrescentaram alguma coisa ao vosso mapa de ideias?
Novas amizades, novas viagens... o espaço tornou-se escasso para tanta informação!

Como é composto um livro? Capa, folhas de guarda, folhas de rosto, índice, miolo, lombada... e que mais? Contracapa lá está!

O nosso livro de curso que formato terá? E a capa como será? Que elementos poderá conter?
O consenso foi geral... Uma fotografia da turma tornaria-o ainda mais especial!

Páginas individuais ou coletivas? Haverá lugar para ambas? Quantas páginas terão cada um de nós? Duas... 'Só?!' Como conseguiremos condensar tudo o que queremos ver representado? Cada um de nós é um universo a ser explorado, com um percurso escolar peculiar que, apesar de exigir um plano de viagem distinto para ser alcançado, caminha para o mesmo objetivo. Através do livro de curso, teremos a oportunidade única de deixar para a posterioridade páginas exemplares de sucessos, realizações, sonhos e alguns desgostos.

Do lado esquerdo, a nossa fotografia e uma frase que nos caraterize, sem esquecer as dedicatórias da família e dos amigos; do lado direito, os momentos que mais nos marcaram assim como os objetos e lugares que melhor nos definem. E os nossos professores e fiéis amigos? E aqueles funcionários que nos marcaram pela sua sempre simpatia e boa-disposição? Que até nos presenteavam com rebuçados sortidos... Como os podemos representar?

Autênticos arquitetos, guarnecidos de papel, lápis de cor e fita cola de papel, demos início à construção das nossas páginas.

O que acontece quando exploramos o chão da nossa sala de aulas, as cadeiras, o piano, o quadro, a cantina, o recreio? Que histórias nos contam? Que coisas descobrimos?

Gostas de retratos? Que importância terão?
A partir das obras do Museu Nacional dos Reis, trabalharemos as questões do retrato e do autorretrato.

< LISTA DE ACTIVIDADES