Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na escola - Introdução ao Livro de Curso
18 Abril 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Marlene Rocha
Cátia Monteiro
Joana Vieira


Quem sou eu? Como cheguei até aqui?
Perguntas filosóficas e enigmáticas que nos deixaram a todos a pensar!

O que faz um jornalista? Como funciona um teleponto? É divertido estar a ser filmado?
Se no início a Cátia pretendia disfarçar a sua formação, cedo nos apercebemos que estávamos perante uma jornalista! E como não poderia deixar de ser, todos fizemos questão que se apresentasse a partir de uma fotografia.

Do ecrã para a nossa sala de aula, surgiram fotografias da sua família materna, postais de viagens pela Europa, bilhetes dos concertos musicais mais significantes. Através da leitura de um excerto do seu livro favorito descobrimos que os livros têm ''alma'' e podem ser nossos amigos.

Após ouvirmos a Cátia, fechámos os olhos durante uns minutos. Um momento de introspeção que nos permitiu revisitar alguns momentos dos quatro anos decorridos no Conservatório de Música.
Em conjunto, construímos um mapa de ideias, em que a nossa fotografia foi o primeiro caixa de memórias e com ela fomos construindo outras à medida que nos recordávamos dos momentos mais marcantes. Quem não se lembra de pessoas especiais, de um abraço terno, de uma traquinice, brincadeiras que teimam em perdurar pela vida?

De que coisas mais gostamos? Que objetos melhor nos caraterizam?
Sentimentos, pessoas, animais, sonhos, viagens, aventuras, arte, truques de magia e até castigos! Tudo isto contribui para sermos quem somos e como somos.

O que queremos transmitir no nosso livro de curso?
Pensar como se podem preencher um par de folhas vazias com textos, imagens, sons, vídeos, trabalhos que reflitam as nossas histórias, as dos outros e a da cidade que nos abriga, foi o desafio lançado para a próxima sessão!

< LISTA DE ACTIVIDADES