Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
O Museu Nacional da Imprensa vai à escola
23 Março 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu Nacional da Imprensa
Orientação
Vânia Meleiro


Como se imprimia há 600 anos atrás?
Preparados para uma sessão dedicada à Imprensa?!

Já visitaram este Museu? Que objetos lá existem?
Quem inventou a Imprensa? E que transformações no mundo esta invenção possibilitou?

Viajámos até a Alemanha do século XV e descobrimos o seu inventor - Johannes Gutenberg. Uma descoberta que possibilitou uma impressão mais rápida dos livros, facilitando o acesso e a expansão do conhecimento.

Carateres móveis... Componedores... Prensa... Só nos falta o papel e a tinta!
Carateres móveis para formar palavras... componedores para as ajustar... prensa para as imprimir...
Mas atenção à sua composição peculiar, ordenados da direita para a esquerda, para as podermos ler corretamente quando impressos!

As dúvidas surgiam: e existiam componedores de diferentes tamanhos? Variavam de acordo com a sua finalidade... jornais, revistas, panfletos, cartazes!

Góticas, romanas, de transição, modernas, egípcias, de pau seco, geométricas, mono-espaçadas...
Ficámos a conhecer os diferentes tipos de letras aos quais se juntaram diferentes estilos!

Com a Vânia percorremos a História da Imprensa e, porque a experimentação é fundamental para uma melhor compreensão, no final, tornámo-nos tipógrafos por um dia! Com equipamento e materiais necessários à impressão, que a Vânia levou do Museu - um prelo, de reduzidas dimensões, uma gravura, tinta, rolo e papel -, vivenciámos a experiência da melhor forma possível... Mãos no rolo... Rolo na tinta... Tinta no prelo... Uns segundos de magia e... surpresa! Uma recordação original de Gutenberg e do Museu Nacional da Imprensa!

Dando continuidade à temática, e já como exercício para a produção do livro de curso, foi-nos lançado um desafio para as férias da Páscoa: em grupo, em família ou individualmente, desenharmos a nossa própria fonte tipográfica!

Ficámos ainda a conhecer a mascote do Projeto Memória Criativa - o elefante! Pálido e sem nome, precisa urgentemente de cor e identidade. Vamos ajudá-lo?!

< LISTA DE ACTIVIDADES