Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
O Centro Português de Fotografia vai à escola - O poder da imagem
29 Fevereiro 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Centro Português de Fotografia
Orientação
Marlene Rocha
Sónia Silva
Descobrir como as fotografias refletem as nossas vivências, a nossa personalidade, a dos outros, tornou-se uma verdadeira aventura.

Cheios de histórias para contar, o aborrecimento não teve lugar!

Incumbidos da grande missão de criar o nosso livro de curso, onde a imagem, o retrato e o autorretrato assumem especial relevância, abrimos o projeto com a visita da Sónia Silva, do Centro Português de Fotografia.

Numa agradável conversa sobre o poder da imagem, juntos, viajámos no tempo pelos primórdios da fotografia. Antes da existência da máquina fotográfica, como se passava a mensagem visual daquilo que se fazia? Como se retratavam as pessoas? Reproduziam-se paisagens, lugares?

Já ouviram falar em pinturas e gravuras rupestres?
Foi aí que tudo começou, com as representações estilizadas de animais e de homens a caçar. Só muito posteriormente apareceram os retratos na pintura mas, como eram muito caros, somente as pessoas mais ricas se faziam retratar. Afinal de contas, a fotografia tem a magia de eternizar o tempo!

A fotografia, essa importante conquista do século XIX, tornou as idas ao fotógrafo num acontecimento especial: escolhiam-se as melhores roupas ou até mesmo pediam-se vestes emprestadas. Não raras vezes, montavam-se cenários. Ser-se fotografado segurando um jornal era sinónimo de pessoa culta, ainda que o retratado não soubesse ler. Já na altura nem tudo o que parecia era!

Seguiu-se um desafio: através de um exercício coletivo apresentarmo-nos. Projetaram-se fotografias individuais, em família, com amigos. Onde foram tiradas? Porque são importantes? Que histórias contam? O que dizem sobre nós?

Reconhecemos o poder da imagem e refletimos sobre ele!

Durante o exercício fomos agradavelmente surpreendidos pelo solo de piano tocado pela Mafalda. Foi um momento maravilhoso que partilhamos convosco através do vídeo que realizamos da sessão.

Chegámos ao fim com a certeza de que a fotografia é muito importante como representação, o que se traduzirá no Livro de Curso, o qual espelherá o percurso de cada um pelo Conservatório de Música!

< LISTA DE ACTIVIDADES