Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Livro de Curso Digital e Impresso: Eu e os outros na escola e na cidade
15 Junho 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
O caminho para chegarmos ao livro de curso digital e impresso foi longo e cheio de experiências. Um caminho que ficou marcado pelo auto e hetero-conhecimento, pela descoberta mútua e pela partilha de vivências.

Preparámo-nos para a construção do livro abordando temas como o poder da imagem, o retrato e o autorretrato e o livro de autor. Essa abordagem, efetuada em sala de aula e nas visitas que realizámos aos museus - Centro Português de Fotografia, Museu Nacional da Imprensa e Museu Nacional de Soares dos Reis -, permitiu a exploração dos cinco sentidos e da imaginação, a reflexão sobre o nosso percurso escolar e ainda o contacto com o património artístico da cidade. A cidade onde vivemos, estudamos e criamos laços.

Entrevistamos os colegas, os amigos, os familiares, os professores e os funcionários do Conservatório, ficando a saber ainda mais sobre os que nos rodeiam. Para isso, tivemos de preparar entrevistas, filmar e fotografar.

Reunimos dedicatórias, fotografias recentes e antigas e objetos especiais. Com tudo isto compusemos as páginas do livro de curso, sempre com a ajuda da Manuela, artista plástica, e da equipa da Memória Criativa.

O resultado? Um livro com páginas vivas, recordações, momentos, sentimentos, cores, desenhos, projetos e afetos que contribuem para sermos quem somos e como somos.

< LISTA DE ACTIVIDADES