Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Teatro Rivoli - Estreia da peça "Senhores da Natureza"
14 Junho 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo
Orientação
Marlene Rocha
Irene Cortesão Costa
Tiago Ralha
Fotografias
Chegou o grande dia.
O dia da apresentação ao público da peça de teatro de sombras na cerimónia de encerramento do Porto de Crianças do ano letivo 2011/2012.

No Rivoli, com uma plateia cheia de crianças, professores e educadores, as cortinas abriram e com elas a oportunidade de mostrar o resultado do trabalho de meses. Fomos artistas plásticos, encenadores, "inspetores" de sons, guionistas e criativos. Ficámos a conhecer novos museus, visitámos a cidade do Porto.

Num misto de nervosismo e entusiasmo, subimos ao palco e apresentámos as aventuras no Porto de coloridos linces, arminhos, borboletas, pavões e muitos outros animais, sem esquecer, claro está, o património da cidade e as suas gentes.

A peça de teatro de sombras foi um culminar de aprendizagens. A visita da turma à cidade está representada nos cenários: a Ponte D. Luís, o Pavilhão Rosa Mota, o Monumento aos Heróis das Guerras Peninsulares...
As visitas ao Museu de História Natural da Escola Secundária Alexandre Herculano e à Casa do Infante inspiraram a criação dos protagonistas. Animais tão distintos que ficam na memória, uns vivos, outros imortalizados na arte.
Do contato com artistas plásticos e profissionais de produção de música, resultaram os sons, as sombras e a encenação da peça.

A peça "Senhores da Natureza" cruzou diferentes profissionais e áreas do saber. Naquele momento, o palco foi um lugar de encontro do património, das artes, da poesia, da tecnologia e da ciência.

No final, muitos aplausos e uma enorme satisfação. Por termos conquistado o público, mas também por termos levado ao palco uma peça totalmente feita por nós.

< LISTA DE ACTIVIDADES