Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na escola - Captação de sons para a peça de teatro de sombras
25 Maio 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo
Orientação
Irene Cortesão Costa
Tiago Candal
Tiago Ralha
Como fazer o som de um lince?
E os sons da cidade do Porto?
Que sons associamos à Primavera?

A estreia da peça de teatro de sombras aproxima-se a passos largos, por isso demos mais uma vez as boas-vindas aos nossos inspetores para nos ajudarem na captação de sons.

Vozes humanas e animais, sons da natureza, barulhos de carros, gritos, passos de animais... Tudo isto foi possível recriar e captar na sala de aula e no espaço envolvente à escola.

Chuva? Mas como vamos captar o som da chuva num dia de sol? Com os ouvidos treinados para os sons, lá resolvemos o problema. Querem saber como? Agitando várias garrafas de água ao mesmo tempo!

De perche na mão, auscultadores nos ouvidos e com os sentidos bem despertos, explorámos este e outros truques. Ficamos fascinados com as possibilidades que as tecnologias, aliadas à nossa criatividade, nos oferecem! Por isso, fotografamos e filmamos toda a sessão para nunca nos esquecermos destas descobertas.

E se fizessemos um making-off das sessões do teatro de sombras? Por detrás da cortina há um longo trabalho. Fomos encenadores, inspetores de sons, artistas plásticos, fotógrafos, guionistas... Vamos mostrar os bastidores do nosso espetáculo?

< LISTA DE ACTIVIDADES