Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na escola - Oficina de sons (Continuação)
16 Maio 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo
Orientação
Irene Cortesão Costa
Tiago Candal
Tiago Ralha
As palavras têm um poder criativo.
E os sons? Será que também nos contam histórias?

Acompanhados pela Irene e os Tiagos, um verdadeiro trio de inspetores de sons, demos início à sessão com um exercício de ginástica facial. Era fundamental despertar todos os sentidos para o desafio que se seguia.

Mas como é que os sons se podem transformar em imagens? A partir da narrativa do Capuchinho Vermelho e do Lobo Mau comprovámos que os sons ajudam-nos a compreender melhor as histórias. São autênticas pistas sonoras!

E que tamanho têm os sons? Qual a diferença do som quando gravado no interior de uma sala? E no exterior? É tudo uma questão de ar e espaço. Por exemplo, vocês sabem o que é o eco? Não, não é ninguém a nos responder do outro lado mas sim a nossa própria voz. Na verdade é o ar que volta atrás, passado algum tempo, quando encontra uma barreira no seu percurso.

Durante as próximas semanas faremos desta oficina a base para o nosso universo sonoro. O nosso desafio será acabar a história que iniciámos hoje. Pensar que sons precisamos e que personagens irão surgir para lhes dar voz.

Consegues guardar um segredo? Não percas o vídeo desta sessão para compreenderes como se gravam os sons para os filmes!

< LISTA DE ACTIVIDADES